Home + Notícias da Página Principal Evento gratuito no Centro de Campinas comemora o Dia Mundial do Coração...

Evento gratuito no Centro de Campinas comemora o Dia Mundial do Coração com exames e orientações

1377

Em comemoração ao Dia Mundial do Coração (29 de setembro), o Hospital Vera Cruz promove, pelo 3º ano consecutivo, atendimento e exames gratuitos no Centro de Campinas com a campanha “Meu Coração Bate Feliz”.

>> O evento aberto ao público acontece dia 27 de setembro (sexta-feira), das 8h às 16h, na Praça José Bonifácio, em frente à Catedral Metropolitana de Campinas.

Exames
>> Médicos e equipe de enfermagem, todos voluntários, realizarão exames de glicemia, aferição de pressão arterial, peso, medida da circunferência abdominal e orientação profissional sobre a importância da prevenção. E para o grupo que apresentar maior risco para doenças cardiovasculares haverá, além dos citados acima, exame de colesterol e uma novidade: avaliação de saúde bucal realizada pela equipe de buco-maxilos do Hospital Vera Cruz.

Estrutura
São esperados 600 participantes e no local haverá tendas para cada atividade. Também serão entregues informativos sobre a saúde do coração, chamando a atenção do público para as doenças cardiovasculares, com dados estatísticos.

Metodologia da ação
As tendas vão criar um fluxo contínuo por estações, que serão: coleta de dados de identificação; coleta de amostras de sangue de ponta de dedo para dosagem de glicose e colesterol (em casos específicos); medidas de peso, altura, circunferência abdominal e pressão arterial em posição sentada.

Os dados serão incluídos em uma base de dados eletrônica que fornecerá, ao final do circuito, um relatório com todos os dados informados e coletados, bem como o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e o de Risco Cardiovascular em 10 anos.

Com o relatório em mãos, o participante poderá receber a orientação médica especializada sobre os seus fatores de risco e como melhorar sua prevenção por meio do controle dos fatores de risco modificáveis – hipertensão arterial, diabetes mellitus, dislipidemia, tabagismo, obesidade e sedentarismo.

Parceiros
A 3ª edição da ação “Meu Coração Bate Feliz” conta com os seguintes parceiros: Prefeitura Municipal de Campinas, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Campinas, Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI) e Campanha Coração Alerta da SBHCI.

Informações importantes/ dados:

6 milhões de mortes por tabagismo ativo ao ano no mundo.
600 mil mortes por tabagismo passivo ao ano no mundo.
350 mil pessoas morrem por doenças cardiovasculares ao ano no Brasil.
100 mil pessoas morrem de infarto ao ano no Brasil.

SERVIÇO:

“MEU CORAÇÃO BATE FELIZ”

Ação gratuita: 27/09, das 8h às 16h

Local: Praça José Bonifácio (em frente à Catedral Metropolitana de Campinas)

Exames: glicemia, pressão arterial, circunferência abdominal e peso. Para grupo de risco para doenças cardiovasculares, também colesterol e saúde bucal.

Sobre o Hospital Vera Cruz
O Vera Cruz dispõe de 170 leitos distribuídos em diferentes unidades de internação, em acomodação individual (apartamento) ou coletiva (dois leitos) e UTIs e maternidade. Em torno de 1,5 mil médicos estão cadastrados na instituição nas mais diversas atuações.

O Hospital conta também com setores de Quimioterapia, Hemodinâmica, Câmara Hiperbárica Monoplace, Cirurgia Robótica, Radiologia (incluindo tomografia, ressonância magnética, densitometria óssea, ultrassonografia e Raio X), Centro de Trauma e laboratório com o selo de qualidade Fleury Medicina e Saúde.

Saiba mais: www.hospitalveracruz.com.br