Home + Notícias da Página Principal Amparo inaugura um dos maiores telescópios refletores do Brasil com visitação pública

Amparo inaugura um dos maiores telescópios refletores do Brasil com visitação pública

6806
Observatório em Amparo SP
No local é possível observar a Lua e os planetas Vênus, Marte, Júpiter e Saturno com perfeição

Acaba de ser inaugurado na cidade de Amparo (SP) o maior telescópio refletor com visitação pública no Brasil. O novo telescópio refletor é capaz de coletar cerca de 14 mil vezes mais luz quando comparado ao olho humano e possui uma abertura de 650 milímetros, o que possibilita melhores condições de observação de objetos celestes em todo o estado de São Paulo.

Segundo a administração do observatório, durante os meses de julho, agosto e setembro o céu está limpo e é possível observar a Lua e os planetas Vênus, Marte, Júpiter e Saturno com perfeição. Imagens em alta resolução da superfície lunar, detalhes da atmosfera de Júpiter, como suas faixas escuras e a grande mancha vermelha, e os belíssimos anéis de Saturno são realmente um “presente” para os olhos.

O observatório ainda conta com mais três telescópios refletores de 360 mm, 340 mm e 20 mm de abertura, além de um refrator de 150 mm e dois instrumentos para a observação solar.

No Brasil, existem apenas outros dois telescópios em operação nas mesmas proporções do equipamento instalado em Amparo. Eles ficam no Observatório Astrofísico Brasileiro, em Brasópolis, Minas Gerais, e no Observatório Nacional, em Itacuruba, no Pernambuco. Ambos são exclusivamente voltados para pesquisas, sem que os visitantes possam utilizá-los para a observação do céu.

O diretor do Polo Astronômico, Carlos Eduardo Mariano, explica que o equipamento é o diferencial que consolida a unidade astronômica do interior paulista como uma das melhores infraestruturas do Brasil para a visitação.

Basicamente os telescópios são equipamentos que coletam luz e fornecem imagens ampliadas de objetos distantes. Alguns utilizam apenas lentes, como os refratores ou lunetas astronômicas. Outros funcionam por meio da combinação de lentes e espelhos especiais, são os telescópios refletores, como é o caso do novo instrumento em funcionamento no Polo de Amparo”, explica Mariano.

Local fica em região fácil de chegar
O Polo Astronômico, construído em 60 mil metros quadrados, às margens da Serra da Mantiqueira em uma área privilegiada a cerca de 1.000 metros de altitude. A região é livre de qualquer tipo de poluição luminosa direta.

Durante a semana são realizadas sessões especiais para grupos escolares e de outros segmentos previamente agendados. O complexo ainda conta com estacionamento gratuito e completo serviço de lanchonete.

Serviço
Polo Astronômico de Amparo
Local: Rod. Benevenuto Moretto, km 29 – Bairro do Sertãozinho
Visitas: Aos sábados, das 19h às 22h
Ingressos no local: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)
Telefone: (19) 3326-8264
WhatsApp: (19) 99295-9586