Home + Notícias da Página Principal Eclipse lunar poderá ser visto nesta terça em toda região de Campinas,...

Eclipse lunar poderá ser visto nesta terça em toda região de Campinas, observatórios estarão abertos

863

Eclipse lunar região CampinasMoradores de cidades da região de Campinas, poderão ver na noite desta terça-feira (16-jul) o eclipse lunar parcial que acontece a partir das 18h00 (de Brasília). Diferente do que ocorre durante o eclipse solar, o observador poderá acompanhar o fenômeno a olho nu, ou com a ajuda de binóculos e lunetas.

O próximo eclipse total da Lua ocorrerá apenas em maio de 2022. O fenômeno se caracteriza quando a Lua é ocultada total ou parcialmente pela sombra da Terra. Ele ocorre quando há um alinhamento do Sol, Terra e Lua.

Quem está acostumado a ver a Lua nascer branca, vai poder enxergar uma parcela encoberta pela sombra da Terra. Depois das 20h, quando a sombra sair completamente, aí volta a Lua Cheia.

Em Campinas, o Observatório Municipal Jean Nicolini que fica na Estrada do Capricórnio, na Serra das Cabras, em Sousas estará aberto para a observação do eclipse. O visitante poderá ver o eclipse a partir de um telescópio portátil e, após o fenômeno, os visitantes poderão ainda apreciar a visão dos planetas Júpiter e Saturno.

Já em Americana, o Observatório Municipal abre para a observação do eclipse às 17h. O visitante poderá usar o telescópio principal e outros dois equipamentos menores durante o fenômeno. A entrada que é gratuita e deve ser feita pelo portão principal do Jardim Botânico na Rua Itacolomi, 1.113, no Jardim Ipiranga.