Home + Notícias da Página Principal Nova Lei proíbe uso de canudinhos plásticos em bares e restaurantes de...

Nova Lei proíbe uso de canudinhos plásticos em bares e restaurantes de Campinas

1002
lei do canudinho em Campinas, Nova Lei proíbe uso de canudinhos plásticos em bares e restaurantes de Campinas
Descumprimento da lei poderá render multa de até R$ 1.760 a estabelecimento comercial

Seguindo uma tendência nacional, o uso de canudinhos plásticos em bares e restaurantes de Campinas passa a ser proibido em toda a cidade após ser sancionada pelo prefeito Jonas Donizette (PSB) a Lei nº 15.765 aprovada na Câmara Municipal no dia 29 de abril e de autoria do vereador Rubens Gás (PSC).


A nova lei que entra em vigor a partir do dia 29 de agosto (serão três meses para adequação no comércio) obriga restaurantes, bares, lanchonetes e até vendedores ambulantes a usar e fornecer canudos de papel biodegradável e/ou reciclável, hermeticamente embalados com material semelhante

Estabelecimentos comercias flagrados descumprindo a nova lei municipal será advertida por escrito e terá mais 30 dias para se adaptar, depois disso, em caso de reincidência, será aplicada multa de 500 Unidades Fiscais de Campinas (Ufics), o que equivale a R$ 1.760,00.

Na prática, a lei ainda não tem validade alguma, já que, de acordo com a Prefeitura, para ser colocada em prática ela ainda precisa ser regulamentada. Ou seja, é preciso estabelecer a quem competirá a fiscalização, e como será feita, entre outros detalhes.

Projeto semelhante ao de Campinas, foi aprovado no dia 18 de abril pela Câmara de São Paulo. A justificativa é que será uma forma eficiente de reduzir à poluição, já que o canudo de plástico pode demorar séculos para se decompor



Grandes redes deixam de usar os canudinhos
A rede de fast food McDonald’s anunciou recentemente que deixará de usar os canudinhos em suas lojas em todo o mundo. Seguindo a tendência a rede de cafeterias Starbucks também já anunciou que vai deixar de usar canudos de plástico até 2020, evitando o consumo de mais de um bilhão de canudos. Outras grandes redes já se preparam para deixar de usar também.

Impacto ambiental do uso dos canudinhos de plástico
O canudinho de plástico representa 4% de todo o lixo plástico do mundo e, por ser feito de polipropileno e poliestireno (plásticos), não é biodegradável, podendo levar até mil anos para se decompor no meio ambiente. O seu tempo de uso é muito curto, são cerca de quatro minutos em média por pessoa.

Ver mais notícias de Campinas e Região