Home Destaques Unicamp Campinas inaugura usina de energia solar com foco na redução de...

Unicamp Campinas inaugura usina de energia solar com foco na redução de consumo

1278
Faculdade de engenharia elétrica Unicamp
Projeto ainda vai receber troca de lâmpadas e troca de aparelhos de ar-condicionado

A Unicamp inaugura na próxima quinta-feira (11-abr) parte do projeto do “Campus Sustentável”, que inclui uma usina de energia solar no campus. Ao todo, mais de 2 mil painéis foram instalados nos prédios da Unicamp com a intenção de reduzir o custo da Universidade na compra de energia. A iniciativa faz parte do programa de eficiência energética. Ainda haverá a troca de três mil lâmpadas, e aparelhos de ar-condicionado já ultrapassados, segundo informa o professor Luiz Carlos Pereira da Silva, da Faculdade de Engenharia Elétrica, um dos coordenadores do projeto.

O principal ponto que recebeu painéis foi o teto do GMU (Ginásio Multidisciplinar da Unicamp). Os prédios da Engenharia Elétrica e de Computação, além do Instituto de Geociências, do Nipe (Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético). A universidade não gastou em investimentos nos equipamentos. A verba faz parte de uma parceria com a CPFL Energia, com base no programa de Eficiência Energética da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Com as novas mudanças, a expectativa é que seja possível gerar 2% da energia consumida no campus, com previsão de uma economia de R$ 250 mil mensais.

Projeto
O projeto Campus Sustentável continua. São oito núcleos explorados, que devem ser postos em prática na universidade. Entre eles estão um minicentro inteligente de dados de consumo e operação de redes elétricas, micro-ônibus elétricos, uma ferramenta de gestão de energia para evitar que haja desperdício do recurso, entre outras alternativas visando a eficiência energética. A inauguração será aberta ao público que quiser conhecer a nova tecnologia.

Ver mais notícias de Campinas e Região