Home Destaques Horário de verão 2018/19 tem início em 11 estados do Brasil

Horário de verão 2018/19 tem início em 11 estados do Brasil

938
Google alerta que celulares Android poderão errar virada do horário de verão

Agora é oficial, o Horário de Verão 2018/19 começa neste final de semana a partir das 0h de domingo (4 de novembro), moradores dos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem adiantar em uma hora seus relógios. Os estados são: região Sudeste – São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, região Sul – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e região Centro-Oeste: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. O horário de verão vai até o dia 17 de fevereiro de 2019, quando os relógios devem ser atrasados novamente em uma hora.

Até o ano passado, o esquema era adotado sempre no terceiro domingo de outubro. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pediu que a data fosse alterada para que o primeiro e o segundo turno das eleições ocorressem no mesmo horário. Por meio de um decreto presidencial em dezembro de 2017 ficou definido que o primeiro domingo de novembro marca o início do horário de verão.


Originariamente, o horário de verão era adotado para permitir um maior aproveitamento da luz natural, o que acarretava em economia de energia nos locais em que era adotado. No ano passado, porém, um estudo elaborado pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) mostrou que, devido à ampliação do uso de aparelhos de ar condicionado nos meses mais quentes, o impacto da política em termos de consumo de energia ficava próximo da neutralidade. Segundo o Ministério de Minas e Energia, a avaliação vale também para este ano.

Enem e Aviação
No início do mês, o governo anunciou que adiaria o horário de verão para o dia 18 de novembro a fim de atender a um pedido do Ministério da Educação por causa da realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que acontece nos dois primeiros domingos de novembro. O MEC argumentou que candidatos podem perder o exame com a alteração do horário no mesmo dia da mudança dos relógios.

Desde então, o governo passou a ser pressionado a retomar a data original principalmente pela Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), que representa as maiores empresas áreas do Brasil. A entidade argumentou que a mudança poderia afetar cerca de 42 mil voos.

Celulares Android poderão errar virada do horário de verão
O horário de verão brasileiro está causando confusão para as empresas de tecnologia. Depois de vários smartphones terem adiantado a hora no dia errado, o Google basicamente reconheceu que mais problemas podem acontecer. A empresa recomendou adiantar os smartphones com Android manualmente para o horário de verão no fim de semana.

Como ajustar o celular – A empresa reforça que o ajuste deve ser só temporário. O processo é simples: desative a opção “Data e hora automáticas” e “Fuso horário automático” nas configurações de data e hora para impedir que o aparelho atualize por conta própria na virada do dia. Depois, já no domingo, a companhia recomenda desfazer essas configurações, re-ativando a atualização automática e reiniciando o aparelho. Dessa forma, quando religado, o celular estará de acordo com o sinal enviado pelas operadoras.