Home Destaques Campinas receberá projeto para a implantação de Central de Regulação e Oferta...

Campinas receberá projeto para a implantação de Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde

463
Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde (Cross) Campinas
Sistema on-line poderá busca vaga em vários hospitais na região de origem do paciente

O município de Campinas passará contar com um projeto-piloto da Secretaria de Saúde do Estado para a implantação de sua primeira Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde (Cross) nos próximos seis meses. A Cross possui um sistema on-line que busca vaga disponível em várias unidades (não apenas nos hospitais estaduais), na região de origem do paciente e, eventualmente, em todo o Estado, conforme o recurso necessário. Desse modo, é possível obter o atendimento necessário ao paciente no local mais próximo.

A “Cross” que ficará na Avenida Orosimbo Maia, nº 75, na Vila Itapura regulará em média 6 mil solicitações mensais em urgência, emergência e mais 200 ofertas da rede de oncologia. O primeiro núcleo regional funcionará 24 horas por dia ininterruptamente na viabilização da assistência a pacientes dos 42 municípios. A implantação do núcleo regional visa unificar as redes locais e aproximando os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).


Inicialmente, 16 profissionais atuarão no serviço, nos mesmos moldes da matriz da Cross em São Paulo. Serão oferecidos também recursos de telemedicina, permitindo a discussão de casos e cenários entre profissionais de hospitais distintos, além de operar em cogestão com os complexos reguladores municipais.

Campinas já conta com uma Central Municipal de Regulação que funciona diariamente, das 7h às 22h, no mesmo local. Ao todo, são 15 médicos reguladores: 10 para urgência e leitos; cinco no ambulatório de exames e procedimentos de alta complexidade.

–  >> Ver + notícias da região de Campinas, atualidades Brasil e Mundo