Home Notícias da Região Palestra gratuita em Campinas do projeto ‘Mulheres em rede na Economia Criativa’

Palestra gratuita em Campinas do projeto ‘Mulheres em rede na Economia Criativa’

552
mulheres-em-rede-na-economia-criativa-campinas-sp
Empreendedoras convidadas contarão experiências enriquecedoras no campo da Economia Criativa – Foto: Paula Rodrigues

No dia 15 de agosto (quarta-feira), às 19h, o CIS-Guanabara sedia um encontro do projeto “Mulheres em rede na Economia Criativa”, que vai debater o tema “Economia criativa como negócio: experiências femininas”. O espaço ligado à Unicamp fica na Rua Mário Siqueira, 829, bairro Botafogo, em Campinas.



Uma palestra será apresentada com o intuito de compartilhar ideias de modelos de negócios a partir das experiências de mulheres que participaram da capacitação do projeto “Mulheres em rede na Economia Criativa”, e também da história de empreendedoras convidadas, que irão contar experiências enriquecedoras no campo da Economia Criativa, da Construção de Redes Locais e da identificação de ecossistemas.

Entre as convidadas, estarão a dançarina Malena Mandaluz – que também é confeiteira, artesã de mandalas, facilitadora de grupos femininos, e vai falar da multiplicidade de atuações. Também serão apresentados os cases: Feito Nó – uma loja colaborativa formada por uma rede compartilhada para comercialização de produtos em conjunto, o projeto Matula – um coletivo de atores e produtores culturais que irão falar da gestão como modo de (r)existência e o case do portal Campinas.com.br – espaço de divulgação e fomento à cultura local. Para finalizar, o projeto “A Preta que Habito” fará uma apresentação e pocket show de como utilizam a música para transitar no universo de empreendedorismo feminino, jovem e político.

Serviço:
Encontro “Mulheres em rede na Economia Criativa”
Dias: 15 de agosto (4ª feira)
Horário: a partir da 19h
Local: CIS-Guanabara – Rua Mário Siqueira , 829, Botafogo.
Telefone: 3231-6369
Estacionamento gratuito no local



Saiba mais sobre o “Mulheres em rede na Economia Criativa”

Voltado para a troca de experiências, estímulo ao empreendedorismo feminino e protagonismo das mulheres em comunidades com fragilidade social, o projeto “Mulheres em rede na Economia Criativa” visa atingir um perfil de público de diferentes classes sociais e escolaridades, incluindo principalmente mulheres das classes C e D, com escolaridade desde ensino fundamental até superior completo.

Aprovado pelo Governo do Estado de São Paulo/Secretaria da Cultura, o projeto é desenvolvido por um coletivo de mulheres formado por: Anna Kühl, Giovana Umbuzeiro Valent, Micheli de Paula, Lisa Bueno e Renata Mendes, que se juntaram para potencializar a formação de redes de mulheres empreendedoras, em Campinas, todas com histórias profissionais ligadas à economia criativa e ao empreendedorismo feminino. O projeto tem o objetivo de promover e potencializar a formação de redes femininas na região de Campinas para discutir questões como geração de trabalho e renda, autonomia, novos modelos de negócio, cultura digital e uso de redes sociais para negócios; entre outros.

Todas as atividades são gratuitas e deverão fomentar a proximidade entre as participantes, de modo que sejam identificados: talentos complementares, demandas recorrentes, possibilidades de trocas de saberes, oportunidades para o coletivo (divulgação, vendas, compras de matérias-primas).

Em sua primeira edição, foram contempladas a história de 26 mulheres, em diferentes fases ou necessidades para desenvolver seu próprio negócio. O projeto está em busca de parcerias para trabalhar outros grupos de mulheres e territórios na cidade.

>> Clique para ver + notícias da região de Campinas, atualidades Brasil e Mundo