Home Destaques Centro de Convivência Cultural de Campinas recebe convênio do estado para ampla...

Centro de Convivência Cultural de Campinas recebe convênio do estado para ampla reforma

1311

Centro-de-Convivencia-Cultural-de-CampinasInaugurado em 1976, o Centro de Convivência Cultural no bairro Cambuí em Campinas atravessou décadas levando muita cultura para a polução, o espaço cultural agora receberá uma ampla reforma após convenio firmado entre a prefeitura e o estado que garantirá o repasse de R$ 40 milhões.



O Centro de Convivência, é um dos maiores patrimônios arquitetônicos de Campinas. Sua importância para a vida cultural consolidou-se ao longo de mais de 40 anos de vida tornando-o um dos mais significativos equipamentos culturais de toda a Região Metropolitana (RMC). Desde sua inauguração, nunca passou por reforma completa e estrutural, apenas obras pontuais de reparo.

Após a liberação dos recursos, a próxima etapa será a elaboração do edital de licitação. O imóvel passará por completa recuperação e instalação de novos equipamentos. A obra terá início ainda neste ano com prazo de entrega em até 24 meses.

Restauração
O projeto de restauro preservará a ideia original do arquiteto Fábio Penteado. O complexo tem quatro galerias, seis salas, cinco camarins individuais e três coletivos, todos com banheiro, saguão e o teatro de arena. A área total é de cerca de seis mil metros quadrados, sendo quatro mil da área externa (Teatro de Arena) e dois mil da interna (salas e galerias).



Ícone campineiro
O icônico espaço atravessou décadas como um dos mais significativos palcos do país, celebrando a arte e a cultura de maneira plena. A Orquestra Sinfônica de Campinas, que se tornaria marco da cena musical brasileira e internacional, realizou o concerto de inauguração do Teatro Interno, que recebeu o nome do importante mímico campineiro Luís Otávio Burnier.

O local também é muito conhecido por receber a Feira de Artes, Artesanato, Antiguidades, Quitutes e Esotéricos de Campinas, popularmente chamada de Feira Hippie, que se tornou forte atrativo cultural e de economia criativa para a população e visitantes. O Centro de Convivência já recebeu o maestro e compositor Tom Jobim em inesquecível show realizado em 1990.