Home Destaques Abril Azul 2018: Campinas integra ações para campanha de conscientização do autismo

Abril Azul 2018: Campinas integra ações para campanha de conscientização do autismo

2529
abril-mes-conscientização-autismo
Caminhada, sessão de cinema, vôlei adaptado e palestras marcam a data

O mês de abril marca o período de conscientização do autismo, o ”Abril Azul“. Campinas terá uma série de atividades como caminhada, sessão de cinema, vôlei adaptado e palestras e durante todo o mês a Prefeitura e a Torre do Castelo ficarão iluminadas de azul.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o transtorno do espectro autista (TEA) caracteriza-se por uma série de condições com algum grau de comportamento social, comunicação e linguagem prejudicados. Com início na infância, o TEA costuma continuar na adolescência e vida adulta. O nível de funcionamento intelectual é extremamente variável e estima-se que uma em cada 160 crianças em todo o mundo tenha o transtorno, cobrindo desde o autismo infantil, autismo atípico e síndrome de Asperger. Sendo que a predominância é do sexo masculino (quatro meninos para uma menina).



A programação terá inicio no sábado (7) com uma sessão especial de cinema com filme “Pedro Coelho”, a exibição será gratuita e as inscrições podem ser feitas pela internet. No domingo (8), acontece a Caminhada pela Conscientização do Autismo na Concha Acústica da Lagoa do Taquaral. A organização do evento pede para que os participantes vistam azul. Já no dia 7 de maio a família de Nicolas Brito, jovem autista, realiza uma palestra sobre o tema e apresenta sua pesquisa no Salão Vermelho da Prefeitura.

Programação

Sábado, 7 de abril
11h00 – Sessão Azul de Cinema com o filme “Pedro Coelho” no Shopping Iguatemi, na Av. Iguatemi, 777
Sinopse
Pedro Coelho é um animal rebelde que apronta todas no quintal e até dentro da casa do Mr. McGregor, com quem trava uma dura batalha pelo carinho da amante de animais Bea.

Domingo, 8 de abril
09h30 – Caminhada pela Conscientização do Autismo, na Lagoa do Taquaral

Segunda, 7 de maio
19h00 – Palestra com a família de Nicolas Brito, no Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas