Home Notícias da Região Virada Sustentável 2017 em Campinas: veja programação completa gratuita e também a...

Virada Sustentável 2017 em Campinas: veja programação completa gratuita e também a 1ª Virada Esportiva Inclusiva

831

virada-sustentavel-campinas-2017




Campinas recebe nos dias 1º, 2 e 3 de dezembro (sexta a domingo) a 1ª edição da Virada Sustentável, que reúne atrações para apresentar ao público como um estilo de vida sustentável pode causar um impacto positivo na sociedade e na cidade, estimulando o debate a partir dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos como agenda global pela ONU.

Durante os três dias de evento, a população terá acesso a mais de 100 atividades, todas de graça, por meio de artes visuais, dança, debates, oficinas, feiras e esportes. Os palcos principais serão o Lago do Café, Parque do Taquaral e Estação Cultura, além de vários outros pontos da cidade. (Veja a Programação Completa no final da matéria)

Atrações
Entre as atrações, a Virada Sustentável recebe na Estação Cultura o grupo musical paulista As Bahias e a Cozinha Mineira. Ainda na Estação Cultura acontece a feira criativa Encontro de Criadores, com mais de 40 artistas, artesãos e criadores nas áreas de moda, arte, perfumaria, design, decoração e gastronomia. Haverá também Bazar de Trocas: Seu, Meu, Nosso!, onde o público poderá levar itens como livros, roupas e sapatos que estão sem uso para trocar com outros participantes do evento. O local também terá debates relacionados a questões de urbanidades, gênero e outros temas em pauta na sociedade atual.

Cultura Cafeeira
O 2º Festival da Cultura Cafeeira de Campinas acontece nos dias 2 e 3 de dezembro (sábado e domingo) , no Museu do Café (Av. Heitor Penteado, s/n. Taquaral), das 10h às 17h, com entrada e estacionamento gratuitos. No Festival haverá gastronomia (bebidas e comidas à base de café), artesanato regional, moda, palestra, workshop, dança e música.



Parque do Taquaral
A programação terá peças teatrais, música e diversas oficinas. Um dos destaques é a apresentação do coro do Projeto Guri, de Jundiaí. O espaço também terá uma Feira de Orgânicos, composta por movimentos como a AMA (Associação de Mulheres Agroecológicas) e MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra). Além disso, o movimento indígena estará presente com diversas atividades propostas por representantes de diferentes etnias. No sábado e no domingo (02 e 03) haverá evento de adoção de animais organizado pela AAAC (Associação de Amigos de Animais de Campinas).

Intervenções artísticas espalhadas pela cidade
Neander Heringer vai expor pela cidade fotos que retratam a relação entre a comunidade Jongo Dito Ribeiro e a natureza no processo de ocupação da Casa de Cultura Fazenda Roseira. Em pontos do centro de Campinas, a população poderá apreciar a instalação “Avesso do Silêncio”. Tecida por meio da dança, da música e das artes visuais, a instalação conta com duas bailarinas acompanhadas por um músico. Outro destaque do evento será o Live Painting (grafite), com o mural da artista Yara Fulni-ô no Projeto Oca, no Taquaral, que visa resgatar o valor da cultura indígena brasileira, a natureza nativa e a maternidade, tendo a vida como tema.

1ª Virada Esportiva Inclusiva

Espalhados por diversos locais da cidade, a Virada também irá promover a 1ª Virada Esportiva Inclusiva, com vivências em esportes adaptados. A ação também será uma forma de celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado em 3 de dezembro. A data foi instituída pela ONU, em 1992. No enceramento, a loja Decathlon recebe dança em cadeira de rodas e competições de handebol, basquete sobre cadeira de rodas, rugby, esgrima, tiro com arco, bocha e hóquei sobre piso.

>> Clique aqui para ver a Programação Completa da Virada Sustentável e Virada Esportiva Inclusiva



Serviço
1ª Virada Sustentável Campinas
Data: 1º, 2 e 3 de dezembro
Local: Estação Cultura, Parque do Taquaral, Lago do Café e outros pontos da cidade
www.viradasustentavel.org.br/campinas

 

>> Clique para ver + notícias da região de Campinas, atualidades Brasil e Mundo