Home Destaques Unicamp ultrapassa USP em ranking de universidades brasileiras

Unicamp ultrapassa USP em ranking de universidades brasileiras

880
Unicamp ultrapassa USP em ranking de universidades brasileiras, Unicamp ultrapassa USP em ranking de universidades brasileiras
Vista aérea da Unicamp, campus Barão Geraldo Campinas/SP

O Ranking Universitário Folha (RUF), uma avaliação anual do ensino superior do Brasil realizada pelo jornal Folha de São Paulo e publicada sempre no mês de setembro classificou a Unicamp Campinas como a segunda colocada em sua avaliação. Com o resultado, a instituição ultrapassou a Universidade de São Paulo (USP), que ficou em 3º lugar. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ficou em primeiro lugar.




No ranking de universidades da RUF estão classificadas as 195 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado.

Tanto a USP (de 97,03 para 97,24) quanto a Unicamp (96,7 para 97,31) melhoraram seu desempenho em relação ao ano passado. A UFRJ, apesar de se manter no topo, teve queda de 97,46 para 97,42 pontos, segundos analistas da RUF em 2018 a universidade de Campinas poderá ser a primeira caso continue na mesma evolução em seu desempenho.

No item pesquisa, são levados em conta indicadores como o número de citações dos trabalhos e dos pesquisadores e quantidade de teses defendidas. Apesar da maior nota global, a USP lidera esse quesito, com a Unicamp ficando em segundo lugar por uma diferença de 0,01. Em ensino, a universidade campineira ganha por 31,26 (3º lugar geral no quesito) contra 29,96 (9º) da USP.

Veja também:
Guia do estudante Unicamp Campinas

Universidades públicas ocupam os dezessete primeiros lugares do ranking. A instituição particular que obteve a melhor colocação é a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), em 18º.

Be