Home Destaques Transporte público de Campinas começa a receber pagamento por meio do QR...

Transporte público de Campinas começa a receber pagamento por meio do QR Code

1076
Prefeito de Campinas Jonas Donizette testa sistema de bilhete com QR Code
Prefeito de Campinas Jonas Donizette testa sistema de bilhete com QR Code durante lançamento do sistema

Começou a funcionar em Campinas em 16 de setembro o pagamento por meio do QR Code (funciona como um código de barras) para transporte público em toda a cidade. A novidade deve barrar definitivamente a circulação dinheiro em 90 dias.




O pagamento com QR Code é direcionado principalmente para usuários do sistema que não utilizam o ônibus urbano com muita frequência, ou porque têm outra alternativa de viagem ou por não morarem em Campinas, por exemplo. Esse usuário poderá comprar o bilhete em 300 pontos disponíveis na cidade (entre bancas, mercados, lotéricas entre outros) pelo valor de R$ 4,50, e ele terá validade por 30 dias. O bilhete, que será parecido com um comprovante de máquinas de débito, o usuário irá passá-lo em um leitor dentro do veículo para passar na catraca.

Segundo a prefeitura, a medida visa dar mais segurança aos motoristas e aos usuários contra roubos. No caso do uso frequente do sistema de transporte, o cartão do Bilhete Único continua sendo a melhor alternativa, já que oferece um preço menor da passagem (R$ 4,20) e a possibilidade de integração de viagens (disponível apenas no cartão).

Dados mostram que 90% dos usuários já utilizam cartões nos coletivos de Campinas. O dinheiro é alternativa para 10% dos usuários. O sistema transporta 220 mil pessoas por dia. “Essa foi uma resposta para duas questões que ainda estavam com problemas na questão do transporte. Primeiro, a questão trabalhista, do motorista cobrar a passagem do ônibus também. E, o segundo, a segurança para todas as pessoas que usam o transporte”, disse o prefeito Jonas Donizette.




Aplicativo
Além da venda em pontos disponibilizados (que também terão possibilidade para recarga dos cartões) a Secretaria de Transportes prepara um aplicativo para a compra dos bilhetes em QR Code. Por meio dele, o usuário fará um cadastro e comprará a passagem, que ficará armazenada no celular. Quando for utilizar o ônibus, bastará colocar o celular no leitor de código, com a foto à mostra para liberar a passagem pela catraca.PP

A Emdec ainda não tem data para a liberação do aplicativo. Segundo a Transurc, no total 1.250 veículos estão equipados com a tecnologia, distribuídos em 20 linhas que rodam o município. Em janeiro, os primeiros testes foram feitos em Sousas e Joaquim Egídio, com 25 veículos de oito linhas antes de serem implementados em todos os ônibus da frota.

Pontos de vendas e recarga para o Bilhete Único e QR Code

>> Clique para ver + notícias da região de Campinas, atualidades Brasil e mundo