Home Entretenimento e Eventos Unicamp Campinas recebe Festival Cultural neste final de semana

Unicamp Campinas recebe Festival Cultural neste final de semana

1012

img-voltar

A Unicamp recebe neste domingo (27-ago), o Festival Corredor Cultural, com atividades artístico-culturais produzidas nas IES (Instituições de Ensino Superior) públicas em cidades de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.




Ao longo do dia, haverá quatro modalidades: mostras e exposições, cursos e oficinas, músicas e artes em cena. Segundo os organizadores, a principal motivação para implantação deste projeto é levar ao ambiente universitário ações culturais, a partir de práticas, trabalhos de pesquisa, motivação de aprendizagem, criação artística e intercâmbio de profissionais ligados à arte, cultura e outras áreas.

Essas atividades foram alinhadas com as metas do Plano Nacional de Extensão, o que ampliou as possibilidades de criação, produção, acesso e difusão em diferentes variações. O Corredor Cultural Forproex Sudeste propõe para a programação de atividades culturais e artísticas novas formas de convívio e sociabilidade para as universidades. A proposta também prioriza a valorização da cultura popular e o resgate das culturais tradicionais para processos de inclusão.

Em outubro do ano passado, aconteceu na Unicamp a oficina de práticas e processos com participação de seis instituições, com palestras e espetáculos como, por exemplo, “Noites Árabes”. Para apreciar é só chegar à Praça da Paz.

Serviço
Festival Corredor Cultural
Local: Praça da Paz (dentro da universidade)
Data: domingo, 27 agosto
Horário: das 10h00 às 18h00
Entrada: Gratuita
Programação:

10h00 – “Chamamento” – Daiane Correia e Matheus Felipe – Unicamp
Apresentação de Daiane Correia com o pianista Matheus Felipe, traz a releitura de canções de compositores consagrados do Brasil, Argentina e Peru, dentre os quais, Fito Paez, Susana Baca, Milton Nascimento e Paulinho Nogueira. Com arranjos de Matheus Felipe e textos de Daiane Correia as canções e poemas tecem poeticamente o repertório.

11h00 – Espetáculo: “No fundo do baú” – Univ. Fed. Uberlândia
No fundo do Baú é um espetáculo que mescla a Commedia dell’Arte e o Teatro de Rua com o charlatanismo e novas tecnologias.

11h00 – Oficina de Malabares – Univ. Fed. do ABC.
Projeto de Cultura Motricidade, Equilíbrio e Malabares da UFABC. A oficina ensinará técnicas básicas de malabares, utilizando claves, aros e bolas.

12h00 – “Nuvens Tormenta” – Anderson Kalt – Unicamp
O projeto “nuvens & tormenta” anseia por alargar as fronteiras do que se entende por som, música e ruído através da música eletrônica /eletrôrgânica / eletroacústica. É uma proposta de construções sonoras coletivas em espaços públicos.

14h00 – Banda “Gastos Operários” – Univ. Fed. Lavras
SAMBA-SOUL MARACATUZADO QUÂNTICO

14h00 – “Oficina de Origami” – Tim – Unicamp
Arte tradicional e secular Japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la.

16h00 – Cabareto Jazz Band – Unicamp
O projeto Cabareto Early Jazz Band é formado por onze alunos da graduação em música da Unicamp. O Cabareto aproxima a linguagem jazzística do pensamento científico, proporcionando interpretações artísticas dessa vertente musical tão importante para a música popular global!

16h00 – “Oficina de Pife” – Iago Tojal – Unicamp
Tradicional nas bandas de pífanos do Nordeste brasileiro, o pífano ou pife é a flauta tradicional do nosso país.

Ver mais noticias de Campinas e região

Ver noticias de entretenimento em Campinas e região

“+ Eventos na Região”