Home Entretenimento e Eventos Unicamp Campinas recebe Festival Cultural neste final de semana

Unicamp Campinas recebe Festival Cultural neste final de semana

764

Unicamp Campinas recebe Festival Cultural neste final de semana, Unicamp Campinas recebe Festival Cultural neste final de semana

A Unicamp recebe neste domingo (27-ago), o Festival Corredor Cultural, com atividades artístico-culturais produzidas nas IES (Instituições de Ensino Superior) públicas em cidades de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.




Ao longo do dia, haverá quatro modalidades: mostras e exposições, cursos e oficinas, músicas e artes em cena. Segundo os organizadores, a principal motivação para implantação deste projeto é levar ao ambiente universitário ações culturais, a partir de práticas, trabalhos de pesquisa, motivação de aprendizagem, criação artística e intercâmbio de profissionais ligados à arte, cultura e outras áreas.

Essas atividades foram alinhadas com as metas do Plano Nacional de Extensão, o que ampliou as possibilidades de criação, produção, acesso e difusão em diferentes variações. O Corredor Cultural Forproex Sudeste propõe para a programação de atividades culturais e artísticas novas formas de convívio e sociabilidade para as universidades. A proposta também prioriza a valorização da cultura popular e o resgate das culturais tradicionais para processos de inclusão.

Em outubro do ano passado, aconteceu na Unicamp a oficina de práticas e processos com participação de seis instituições, com palestras e espetáculos como, por exemplo, “Noites Árabes”. Para apreciar é só chegar à Praça da Paz.

Serviço
Festival Corredor Cultural
Local: Praça da Paz (dentro da universidade)
Data: domingo, 27 agosto
Horário: das 10h00 às 18h00
Entrada: Gratuita
Programação:

10h00 – “Chamamento” – Daiane Correia e Matheus Felipe – Unicamp
Apresentação de Daiane Correia com o pianista Matheus Felipe, traz a releitura de canções de compositores consagrados do Brasil, Argentina e Peru, dentre os quais, Fito Paez, Susana Baca, Milton Nascimento e Paulinho Nogueira. Com arranjos de Matheus Felipe e textos de Daiane Correia as canções e poemas tecem poeticamente o repertório.

11h00 – Espetáculo: “No fundo do baú” – Univ. Fed. Uberlândia
No fundo do Baú é um espetáculo que mescla a Commedia dell’Arte e o Teatro de Rua com o charlatanismo e novas tecnologias.

11h00 – Oficina de Malabares – Univ. Fed. do ABC.
Projeto de Cultura Motricidade, Equilíbrio e Malabares da UFABC. A oficina ensinará técnicas básicas de malabares, utilizando claves, aros e bolas.

12h00 – “Nuvens Tormenta” – Anderson Kalt – Unicamp
O projeto “nuvens & tormenta” anseia por alargar as fronteiras do que se entende por som, música e ruído através da música eletrônica /eletrôrgânica / eletroacústica. É uma proposta de construções sonoras coletivas em espaços públicos.

14h00 – Banda “Gastos Operários” – Univ. Fed. Lavras
SAMBA-SOUL MARACATUZADO QUÂNTICO

14h00 – “Oficina de Origami” – Tim – Unicamp
Arte tradicional e secular Japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la.

16h00 – Cabareto Jazz Band – Unicamp
O projeto Cabareto Early Jazz Band é formado por onze alunos da graduação em música da Unicamp. O Cabareto aproxima a linguagem jazzística do pensamento científico, proporcionando interpretações artísticas dessa vertente musical tão importante para a música popular global!

16h00 – “Oficina de Pife” – Iago Tojal – Unicamp
Tradicional nas bandas de pífanos do Nordeste brasileiro, o pífano ou pife é a flauta tradicional do nosso país.

Ver mais noticias de Campinas e região

Ver noticias de entretenimento em Campinas e região

“+ Eventos na Região”