Home Destaques RMC ( Região Metropolitana de Campinas) recebe investimento do governo da Alemanha...

RMC ( Região Metropolitana de Campinas) recebe investimento do governo da Alemanha para conservação da natureza

780
RMC ( Região Metropolitana de Campinas) recebe investimento do governo da Alemanha para conservação da natureza, RMC ( Região Metropolitana de Campinas) recebe investimento do governo da Alemanha para conservação da natureza
Projeto irá auxiliar técnico da área ambiental com a biodiversidade e ecossistema

A Região Metropolitana de Campinas (RMC) foi selecionada como “Região Modelo” para participar do Projeto Interact-Bio: Ação Integrada pela Biodiversidade financiada pelo Ministério Federal Alemão do Meio Ambiente, Conservação da Natureza, Construção e Segurança Nuclear, juntos com as cidades de Londrina e Belo Horizonte, que serão parceiras na implantação do projeto.




Junto com a Índia e Tanzânia, a RMC vai receber até 2020 um investimento de 6 milhões de euros (R$ 22 milhões). O montante significa que cada cidade da região receberá cerca de R$ 125 mil por ano. Apesar de o valor não ser tão significativo, as 20 cidades da região serão muito beneficiadas com o corpo técnico que trará treinamento vindo da Alemanha.

A região de Campinas já iniciou um processo com os municípios, chamado de “Reconecta RMC”, que conta com a adesão dos 20 prefeitos para conectar áreas verdes por meio de corredores ecológicos. A RMC tem um total de 280km de corredores ecológicos e 14% dessa área já está regulamentada.

A preservação da biodiversidade e a manutenção de outros serviços provenientes da natureza, como por exemplo, abastecimento de água, foi identificado como uma grande oportunidade que o projeto também pode proporcionar às regiões metropolitanas como por exemplo, a crise hídrica de 2014 quando a RMC sofreu com a crise hídrica, a ponto de ter que usar o volume morto dos reservatórios e isso tem relação direta com área verde.

As regiões metropolitanas selecionadas pelo projeto receberão suporte do governo alemão para que incorporem em seus mecanismos de planejamento questões relacionadas à biodiversidade e serviços ecossistêmicos. Outro ganho para técnicos em Meio Ambiente será a capacitações e compartilhamento de experiências e práticas.

>> Clique para ver + notícias da região de Campinas, atualidades Brasil e mundo