A Fundação José Pedro de Oliveira, gestora da Mata de Santa Genebra Campinas, realiza a primeira edição da Feirata, uma feira de produtos sustentáveis. O evento faz parte da programação do aniversário de 36 anos da Fundação.
A Feirata acontecerá dia 6 de agosto (domingo) das 10h às 17h, na Praça Peroba-poca, que fica na Rua Mata Atlântica, s/n, no Bosque do Barão, ao lado da Mata de Santa Genebra.
>> O evento é gratuito e aberto ao público. Segundo os organizadores, vários expositores levarão seus produtos, que serão comercializados no local. O objetivo da feira é contribuir para o desenvolvimento cultural e econômico ao proporcionar alternativas de renda e trocas culturais, melhorando a qualidade de vida das comunidades envolvidas e ampliando as parcerias para a conservação da Arie (Área de Relevante Interesse Ecológico) Mata de Santa Genebra.
Durante todo o dia também haverá exposições sobre reaproveitamento de lixo orgânico, plantas alimentícias não convencionais e artesanatos. As Pancs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) muitas vezes estão presentes no dia a dia das pessoas sem que elas saibam de suas propriedades alimentícias, entre elas estão o peixinho, a serralha e o ora-pro-nobis.
A compostagem também estará entre as exposições previstas. Os expositores vão ensinar técnicas de reaproveitamento de resíduos orgânicos, que é uma alternativa para reduzir o volume de lixo produzido nas cidades e uma forma de produção de adubo orgânico de alta qualidade.
– Apresentação musical
Horário: Às 12h30 e às 16h – cantor André Lauar de Moraes, com músicas autorais e versões.
Local: Praça Peroba-poca – Rua Mata Atlântica, s/n, no Bosque do Barão, ao lado da Mata de Santa Genebra.
Crianças
Durante a Feirata também haverá uma programação especial para as crianças. Das 10h às 17h, a criançada vai poder visitar a exposição “Meus amigos do Bosque”, que combina imagem, poesia e educação ambiental.
Às 14h haverá uma sessão de contação de histórias. Michel Bueno de Moraes vai contar para os pequenos a história “De que cor são minhas asas”, que narra a vida de uma taturana que nasce sem pelos e ao se transformar em mariposa algo incomum acontece. A atividade traz uma importante reflexão sobre tolerância e respeito. Às 15h, as atrizes Márcia Carchette e Teca Rios, do Grumaluc Teatro de Bonecos, apresentarão o espetáculo “Porã e Potira”.
Durante todo o dia também haverá oficinas de percussão e musicalização para todas as idades, incluindo vivências sonoras com o corpo e também instrumentos percussivos com Aline Marque Colares.
Outras atividades
Ainda como parte das comemorações dos 36 anos da Fundação José Pedro de Oliveira, haverá Caminhada, Corrida e Passeio Ciclístico, Visita ao Borboletário, e Visita Monitorada.
Com exceção da Visita ao Borboletário, para as outras atividades é preciso fazer inscrição antecipada. Para a Caminhada, a Corrida e o Passeio Ciclístico, os interessados podem se inscrever pelo site http://bit.ly/2uRLxea; as inscrições para a Visita Monitorada já se encerraram.
>> Mais informações podem ser obtidas no site da Fundação no www.fjposantagenebra.sp.gov.br ou pelo e-mail [email protected]
>> Clique para ver + notícias da região de Campinas, atualidades Brasil e mundo