O Hospital de Câncer de Barretos, em parceria com o MPT (Ministério Público do Trabalho) e a Prefeitura de Campinas, inaugurou no dia 18 de julho o “Instituto de Prevenção da Cidade”. A unidade vai disponibilizar exames preventivos de câncer de mama e colo do útero. Segundo a Secretaria de Saúde, o hospital deverá atender cerca de 300 mulheres por dia e empregar aproximadamente 70 pessoas, contando a unidade fixa e as móveis.
A unidade oferece uma infraestrutura que conta com salas de treinamento e de videoconferência, uma sala equipada com mamógrafo de última geração, uma outra de biópsia com mesa de estereotaxia, além de aparelhos de ultrassom para exames e biópsias de mama e salas de coleta de Papanicolau.
Unidades Móveis
O projeto contempla ainda cinco carretas, que serão adaptadas e equipadas com aparelhos para realização de exames de colo do útero, pelo e pulmão, sendo quatro delas para diagnóstico
e uma para educação – voltada para crianças e adolescentes.
Os atendimentos serão 100% SUS. “A detecção precoce do câncer proporciona o tratamento ambulatorial. Estamos trazendo um projeto de primeiro mundo para Campinas”, afirmou o presidente do Hospital de Câncer de Barretos, Henrique Prata.
Local
O novo hospital fica no início da Av. das Amoreiras na altura da marginal do Piçarrão, no bairro São Bernardo (próximo a região do Hospital Mario Gatti), o terreno para sua construção foi uma doação da prefeitura de Campinas.
Os investimentos na nova unidade foram em torno de R$ 30 milhões, valores disponibilizados a partir de uma ação na Justiça por meio do processo que condenou a Shell e a Basf a indenizarem os trabalhadores de uma fábrica de pesticidas em Paulínia que operou no local entre os anos de 1970 até 2002, quando foi interditada pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Na época do fechamento, a fábrica há havia sido vendida para a Basf.
Os exames de rotina são considerados primordiais para a prevenção e o tratamento do câncer no estágio inicial. Quando a doença é diagnosticada no início, maiores são as chances de cura dos pacientes e menor é o impacto no orçamento da saúde.
Dúvidas / Contato
Para mais informações ou dúvidas sobre o atendimento e funcionamento do Hospital do Câncer de Barretos em Campinas, ligar no telefone (19) 3790-3830