Home Notícias da Região Presidente da Sanasa coordena painel de Congresso da Assemae 2017 em Campinas

Presidente da Sanasa coordena painel de Congresso da Assemae 2017 em Campinas

746

Presidente da Sanasa coordena painel de Congresso da Assemae 2017 em Campinas, Presidente da Sanasa coordena painel de Congresso da Assemae 2017 em Campinas




O painel “Saneamento público municipal: um caminho para o Brasil” deu início à programação do segundo dia do 47º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae, que teve início na segunda-feira, 19 de junho, e vai até quinta, dia 22, no Centro de Convenções Expo Dom Pedro Campinas (Anexo ao Shopping Dom Pedro). Coordenado pelo presidente da Sanasa, Arly de Lara Romêo, o painel contou com a participação do presidente da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento), Aparecido Hojaij, e de representantes de prefeituras e de empresas municipais de saneamento de Jaboticabal, Uberlândia (MG), Porto Alegre (RS) e Campo Maior (PI).

>> Na abertura, o presidente da Assemae falou sobre os rumos do saneamento no País e sobre a importância de se discutir as propostas que possam auxiliar a universalização. Segundo ele, a gestão municipal de saneamento básico não pode ser uma bandeira ideológica, mas sim uma realidade internacional. “Precisamos defender o saneamento de uma maneira mais técnica”, alertou.

Presidente da Sanasa coordena painel de Congresso da Assemae 2017 em Campinas, Presidente da Sanasa coordena painel de Congresso da Assemae 2017 em Campinas
Presidente da Sanasa Arly de Lara Romeo

O presidente da Sanasa, por sua vez, mencionou as ações da empresa rumo à universalização em Campinas. “Temos uma grande responsabilidade, pois não há como melhorar os níveis de saúde pública sem saneamento”, pontuou.

O encerramento do painel foi marcado pelo lançamento do livro ‘Experiências Municipais Exitosas em Saneamento 2017´, organizado pela Assemae. A publicação reúne as experiências de 31 municípios que desenvolvem trabalhos de excelência em favor da população. Campinas está entre as cidades mencionadas e a Sanasa é citada como exemplo de vanguarda.

No período da tarde, a agenda prosseguiu com diversas apresentações de técnicos da Sanasa. O coordenador de Relações Técnicas, Gustavo Prado, que também preside a Assemae Regional de São Paulo, coordenou a mesa-redonda ’10 Anos da Lei 11.445/2007 – Planejamento e Controle Social’.

Presidente da Sanasa coordena painel de Congresso da Assemae 2017 em Campinas, Presidente da Sanasa coordena painel de Congresso da Assemae 2017 em Campinas
O encerramento do painel foi marcado pelo lançamento do livro ‘Experiências Municipais Exitosas em Saneamento 2017´



Na programação dos trabalhos técnicos, o coordenador de Inspeção e Especificação de materiais, Oséias Felippe Nery, explicou a importância da inspeção e especificação de materiais na empresa de saneamento. ‘Da proposição à ampliação da experiência de coleta de óleo usado do projeto Água Limpa’ foi o tema apresentado pela integrante do grupo gestor do Voluntariado, Leniter Sertório. O gerente de Gestão da Qualidade e Relações Institucionais, Alessandro Tetzner, fez uma apresentação sobre
implantação de ferramentas de gestão através de cooperação técnica entre os serviços de saneamento.

Quem passou pelo espaço para exposição de pôsteres teve a oportunidade de assistir à apresentação da analista administrativa do Jurídico, Patrícia Krisztan, sobre o tema ‘Sustentabilidade: garantia de continuidade lucrativa das empresas através da geração eficiente de resultados com o ressarcimento de danos´.
>> Clique para ver + notícias da região de Campinas, atualidades Brasil e mundo