Home Notícias da Região Instituto Estre promove evento de ‘contação de histórias’ no Taquaral em Campinas

Instituto Estre promove evento de ‘contação de histórias’ no Taquaral em Campinas

735

 

seta-voltar-paulinia

instituto-estre-meio-ambiente-2017-taquaral-campinas

De maneira pedagógica, didática e divertida, o Instituto Estre de Responsabilidade Socioambiental comemorará o Dia do Meio Ambiente  (05 e junho), com uma programação especial de contação de histórias: “Histórias para pertencer ao mundo”, com Kiara Terra, no dia 10 de junho, na Concha Acústica do Parque Portugal (Lagoa do Taquaral) em Campinas, nos períodos da manhã, às 10h, e da tarde, a partir das 15h.

>> O evento – dirigido aos estudantes da rede municipal de ensino, em parceria com as Secretarias da Educação e do Verde de Campinas – será gratuito e aberto ao público. As comemorações começaram na semana passada, com apresentações em escolas de Sumaré e também em outras unidades da empresa espalhadas pelo Brasil. As apresentações têm duração aproximada de 40 minutos. No ano passado, as exibições na Concha Acústica atraíram 2.332 pessoas.

A Coordenadora de Projetos do Instituto Estre, Alciana Paulino da Silva Lino, explica que o objetivo dos eventos é levar arte e ludicidade para o público, dentro das escolas ou em exibições abertas, com a possibilidade de reunir pessoas de todas as idades.

Ainda como parte das comemorações do Dia do Ambiente, Alcina revela que duas palestras foram realizadas nas empresas Pharma Nostra e Ask Chemical. Ela também ressalta que, em apenas três meses de trabalho, de março até o final de maio deste ano, já passaram pelo Instituto Estre 2.185 alunos e 153 professores, sendo 103 em oficinas e 50 para formação pedagógica.

kiara-terra-contadora-de-historiasKiara Terra

Além de ser uma grande parceira do Instituto Estre, com participações em eventos em São Paulo, Paraná e Sergipe; a paulistana, formada em Comunicação e Artes do Corpo pela PUC São Paulo, é uma das maiores contadoras de histórias do País.

Há 16 anos, criou o método de narração de histórias chamado História Aberta. São narrativas colaborativas que acontecem com a participação do público.

 

 

O Instituto Estre

O Instituto Estre de Responsabilidade Socioambiental é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), que se tornou um centro de referência em educação ambiental. Criado em 2006, e mantido pela Estre Ambiental, tem seus projetos divididos em duas áreas de atuação: Educação Ambiental e Conhecimento e Pesquisa. Em mais de 10 anos de atuação, já contou com a participação de aproximadamente 300 mil pessoas em seus programas. Hoje, além do Centro de Educação Ambiental em Paulínia, conta com mais uma unidades em Fazenda Rio Grande, no Paraná. A atuação do Instituto, entretanto, não é limitada a seus espaços educadores, já que percorre o território nacional, e promove diálogos e reflexões com um público cada vez mais amplo e diverso, sobre temas como consumo, resíduos, cidadania, espaços educadores sustentáveis e outros temas pertinentes à educação ambiental, processos coletivos e emancipadores.