Home Destaques Em comemoração aos 30 anos, Laboratório Nacional de Luz Síncrotron em Campinas...

Em comemoração aos 30 anos, Laboratório Nacional de Luz Síncrotron em Campinas será aberto para visitação neste sábado (01)

1146
Em comemoração aos 30 anos, Laboratório Nacional de Luz Síncrotron em Campinas será aberto para visitação neste sábado (01), Em comemoração aos 30 anos, Laboratório Nacional de Luz Síncrotron em Campinas será aberto para visitação neste sábado (01)
Os visitante conhecerão o Sirius, novo acelerador de elétrons do CNPEM

Em comemoração aos 30 anos do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) de Campinas terá evento aberto ao público com visitas às instalações do centro neste sábado (1º-jul).




Além do LNLS, será possível conhecer os laboratórios de biociência, bioetanol e nanotecnologia. Serão realizados passeios guiados, exposições, palestras e visita ao único acelerador de elétrons da América Latina. Os visitantes tpoderão ainda conhecer mais sobre o superlaboratório Sirius, considerado o projeto mais sofisticado da ciência brasileira, que terá em seu núcleo um acelerador de elétrons de última geração.

Sirius
O laboratório está sendo desenhado para ter uma sobrevida de décadas, principalmente porque em algumas questões, características, ele está no limite do que a física permite a vida útil dele é de pelo menos uns 30 anos. O projeto ganhou o nome de Sirius em referência a uma estrela de grande brilho localizada na constelação de Canis Major. Quando ficar pronto em 2018, ele vai ser liderança mundial em síncrotrons, superando o que será inaugurado em junho deste ano na Suécia.

Serão oferecidos brinquedos às crianças, praça de alimentação com food trucks e caminhões com atividades interativas.

Serviço
Aniversário Laboratório Nacional de Luz Síncrotron
Local: Campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM)
Rua Giuseppe Máximo Scolfaro, 10000, Polo II de Alta Tecnologia – Campinas
Data: sábado, 1 de julho
Horário: das 9:00h às 15:00h
Entrada gratuita