Home Destaques Barão Geraldo recebe ‘Castramóvel’ Campinas 2017; veja mitos e benefícios da castração...

Barão Geraldo recebe ‘Castramóvel’ Campinas 2017; veja mitos e benefícios da castração de cães e gatos e mais informações

5392

 

 




O “castramóvel”, nome do ônibus medicamente adaptado a serviço do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas estará no Distrito de Barão Geraldo, nos dias 8, 9 e 10 de maio (segunda, terça e quarta-feira). A proposta é castrar e chipar os animais (cães e gatos).

> O serviço é gratuito, incluindo o fornecimento de medicações. A ação acontece no bairro Village em Barão Geraldo.

Para realizar o procedimento é necessário fazer o agendamento através do telefone 156, quando serão informados os cuidados pré-operatórios e horário. Durante a cirurgia, os animais receberão um microchip. A implantação é rápida e indolor e vai permitir o cadastro on-line com todas as informações do pet como idade e vacinas e também do dono.

Mitos e benefícios da castração




Os cães não precisam cruzar ou ter filhotes antes de ser castrados para sentir-se satisfeitos ou completos. A saúde física e mental não será comprometida se eles não tiverem contato sexual ou filhotes. Esses são valores humanos.

A castração traz ainda uma série de benefícios para os animais de estimação e para a sociedade. Castrar os animais previne possíveis doenças (veja abaixo),e também contribui para reduzir a quantidade de ninhadas indesejadas. Esses filhotes frequentemente podem acabar abandonados ou em situação de maus-tratos.

 

Benefícios
>> Em fêmeas, o procedimento diminui o risco de câncer de mama. E quanto mais cedo, melhor: 99% das cadelas castradas antes do primeiro cio não desenvolvem a doença. Já em gatas, a castração reduz as chances de câncer de mama entre 40% a 60%.

>> Em machos, a castração reduz a necessidade de sair em busca de “namoradas”. Ao mesmo tempo, isso diminui o risco de fugas, atropelamentos e brigas com outros machos. As fêmeas não ficam mais vulneráveis a infecções uterinas graves, como a piometra, uma vez que o seu aparelho reprodutor é removido durante o procedimento.Já em machos, reduz-se em grande escala os problemas de próstata e evita-se o câncer de testículo, que pode ser fatal.




>> O animal de estimação também pode ficar mais dócil, facilitando a interação e reduzindo situações problemáticas – especialmente entre os que tinham comportamento agressivo antes. A castração permite passeios mais tranquilos e diminui o hábito de marcar território com urina.

Apelidado de “castramóvel” o serviço é totalmente gratuito, incluindo o fornecimento de medicamentos, e cercado por elevados padrões de segurança e higiene; tem ainda a vantagem de oferecer um restabelecimento pós-cirúrgico rápido e descomplicado, uma vez que as incisões feitas são mínimas.

O castramóvel estará em Barão Geraldo, nos dias 8, 9 e 10 de maio (segunda, terça e quarta-feira) no bairro Village – Rua Antonio Marotta, nº 200 e o agendamento deve ser feito através do telefone 156, quando serão informados os cuidados pré-operatórios e horário.


>> Clique para ver + notícias e eventos da região de Campinas, atualidades Brasil e mundo