Home Destaques Vacina contra febre amarela e gripe em Campinas: todos os todos os...

Vacina contra febre amarela e gripe em Campinas: todos os todos os centros de saúde da cidade vão fazer vacinação; veja mais informações

4602

Vacina contra febre amarela e gripe em Campinas: todos os todos os centros de saúde da cidade vão fazer vacinação; veja mais informações, Vacina contra febre amarela e gripe em Campinas: todos os todos os centros de saúde da cidade vão fazer vacinação; veja mais informações




A partir desta segunda-feira (17 de abril) as pessoas que buscam a vacina contra febre amarela em Campinas podem procurar qualquer um dos centros de saúde da cidade para se vacinar. A Secretaria de Saúde de Campinas informou que não há mais necessidade de agendamento e quem havia reservado a data pode antecipar a vacinação.

De acordo com a Prefeitura, 400 doses da vacina contra febre amarela serão distribuídas por semana para cada centro de saúde. As vacinas contra febre amarela ficarão disponíveis todos os dias, respeitando os horários de atendimento de cada centro de saúde.

>> Clique aqui para ver os endereços de todos os centros de saúde em Campinas

>> A cidade de Campinas está investigando dois casos da doença em dois moradores do distrito de Sousas, que chegaram a ser hospitalizados.Cinco macacos tiveram o óbito confirmado por febre amarela.




O secretário de Saúde de Campinas, Cármino de Souza, ressalta que a doença está no seu ciclo silvestre, ou seja, não teria circulação urbana – o que dependeria da transmissão por outras espécies de mosquitos, diferentes dos mosquitos que transmitem no meio rural. Ainda segundo o secretário não há no momento chance de contaminação do ciclo urbano da febre amarela.

As doses foram colocadas a disposição da população porque Campinas entrou para a lista de recomendação do Ministério da Saúde. O secretário recomenda que a vacina contra febre amarela seja tomada apenas por aqueles que viajarão ou têm contato com áreas de risco, por exemplo os frequentadores do distrito de Sousas.
(Veja os sintomas da febre amarela, ciclo da doença e dúvidas no final da página)

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE  2017




As vacinas contra gripe também estarão disponíveis a partir desta segunda-feira (17/04) em todos os 63 centros de saúde de Campinas, mas somente os grupos de risco poderão ser vacinados. A vacina protege contra gripes A (H1N1 e H3N2) e B.

Na primeira fase, serão vacinados trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados além de pessoas com mais de 60 anos. A partir do dia 24 de abril, a vacinação também será para gestantes, crianças com idade de 6 meses a menores de 5 anos, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias) e população indígena. Do dia 02 ao dia 08 de maio serão vacinados os portadores de doenças crônicas e também professores das redes públicas e privadas.

O “Dia D”, da vacinação contra a gripe acontece em 13 de maio (um sábado). Nesse dia todos os centros de saúde e postos montados, especialmente para a vacinação, vão funcionar das 8h às 17h.

 




MAIS SOBRE A FEBRE AMARELA

A pessoa que toma a vacina fica protegida após 10 dias e a proteção permanece por 10 anos. Quem já tomou duas doses está protegido por toda a vida e não deve ser revacinado.

Tempo de incubação – De 3 a 6 dias após a picada do mosquito.

Modo de transmissão –  A doença não passa de pessoa para pessoa. Somente pela picada de mosquitos transmissores infectados.

Viagens

Os viajantes que forem se dirigir a uma área com recomendação de vacina – tanto estrangeiros quanto brasileiros – e que não completaram o esquema de duas doses, a recomendação é que seja vacinado pelo menos dez dias antes da viagem, que é o tempo que a pessoa leva para criar anticorpos e ficar devidamente protegida. Quem tomou a primeira dose há menos de dez anos não precisa adiantar o reforço.

Ciclo da doença – A febre amarela é causada por um vírus transmitido por mosquitos. Existem duas formas a silvestre e a urbana.

Silvestre
• Ocorre em áreas rurais
• O vírus é transmitido por mosquitos do gênero Haemagoggus e Sabethes
• O ciclo de contaminação envolve macacos infectados/mosquito/homem

Urbana
• Registrada nas cidades
• O homem é o único hospedeiro do vírus, transmitido pela picada do Aedes aegytpi, o mesmo que propaga os vírus da dengue, da chikungunya e da zika




Sintomas
• Febre    • Calafrios   • Dores de cabeça e nas costas • Náusea e vômitos  • Hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina).

Onde se vacinar >  A vacinação está disponível nos postos de saúde de todo o país e é recomendada para pessoas que habitam ou visitam áreas com risco da doença. Duas doses tomadas com um intervalo de pelo menos dez anos garantem a proteção por toda a vida.  A febre amarela é uma doença grave, em caso de sintomas descritos acima, procurar o posto de saúde mais próximo de onde reside.

>> Clique aqui para informações sobre reações após tomar a vacina e todas as dúvidas sobre a febre amarela

 

>> Veja + notícias de Campinas e Região, atualidades Brasil e mundo