Home Notícias da Região 1ª Mostra de Cinema Italiano de Campinas vai unir Cinema, Música e...

1ª Mostra de Cinema Italiano de Campinas vai unir Cinema, Música e Gastronomia; o evento é gratuito – veja programação completa

1313

 

ª Mostra de Cinema Italiano de Campinas vai unir Cinema, Música e Gastronomia; o evento é gratuito - veja programação completa, 1ª Mostra de Cinema Italiano de Campinas vai unir Cinema, Música e Gastronomia; o evento é gratuito – veja programação completa" width="512" height="244" srcset="https://portaldarmc.com.br/wp-content/uploads/2017/03/mostra-cinema-campinas-2017-programacao.jpg 545w, https://portaldarmc.com.br/wp-content/uploads/2017/03/mostra-cinema-campinas-2017-programacao-300x143.jpg 300w" sizes="(max-width: 512px) 100vw, 512px" />




Começou no dia 6 de abril, a primeira edição da Mostra de Cinema Italiano em Campinas com a exibição do filme “Scialla” (expressão popular utilizada pelos jovens italianos de Roma, que significa “fique tranquilo”), de Francesco Bruni, no Teatro Castro Mendes.

O público poderá conferir, gratuitamente, até o dia 13 de abril, o uma seleção de 17 filmes da nova safra de cineastas italianos, além de três clássicos do diretor Elio Petri (1929-1982). A expectativa é de receber 30 mil visitantes. Campinas terá ainda a estreia mundial do filme A Verdade (Le Verità), do diretor Giuseppe Alessio Nuzzo.

A Mostra contará com a presença dos cineastas Giuseppe Alessio Nuzzo, diretor de “A Verdade” (que terá sua estreia em Campinas), do documentarista Gianfranco Pannone (duas vezes premiado no Festival de Torino, em 1998 e 2001) e do ator e produtor Francesco Siciliano.




Além das exibições no Teatro Castro Mendes e no Top Cineplex do Shopping Prado Bulevard, a maratona cinematográfica terá recortes com um conjunto de atividades paralelas, conforme aponta o secretário de Cultura, Ney Carrasco. Projeções e debates sobre a realidade italiana e o pensamento dos jovens cineastas serão realizados em 23 eventos acadêmicos com estudantes e professores de cinco universidades: Unicamp, PUC-Campinas, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Esamc e Unisal.

Música
A Orquestra Sinfônica de Campinas participa com dois concertos no Teatro Castro Mendes, no sábado, 8, às 20h, e no domingo, às 11h. No repertório, canções inspiradoras de longas como A Vida é Bela, Cinema Paradiso, O Poderoso Chefão e clássicos de Federico Fellini. No mesmo local, o público poderá conferir uma exposição de fotos do período clássico do cinema italiano.




Sessões Inclusivas
Carrasco destaca, ainda, as duas sessões inclusivas com audiodescrição,que acontecem no Salão Vermelho da Prefeitura e no Top Cineplex do Shopping Prado Boulevard.

Gastronomia
Entre as atividades paralelas da I Mostra de Cinema Italiano, está programado o “Cine Gourmet”, um evento gastronômico na Praça Carlos Gomes no dia 9 de abril (domingo)Será uma versão do tradicional “Chefs na Praça” – mas que irá oferecer pratos inspirados no cinema italiano, com preços que variam de R$ 5,00 a R$ 20,00.

>> Clique aqui para ver a programação completa da 1ª Mostra de Cinema Italiano de Campinas

Novidade: concurso
O Secretário de Cultura informa, ainda, que por meio de convênio assinado com o Instituto Luce Cinecittà, empresa estatal que financia a produção de filmes na Itália e representa “um braço do Ministério da Cultura da Itália”, estão previstas para os próximos anos, mais cinco mostras similares. O acordo foi firmado pelo vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira, em 8 de março
deste ano. Para a edição de 2018, Caroline Trimboli, porta-voz do Instituto Luce Cinecittà, anuncia a novidade: a realização do concurso de curtas-metragens entre os universitários.




Itália hoje
Se o mundo ainda se dobra aos pés dos mestres Fellini, Pasolini, Scola, entre tantos outros nomes emblemáticos, a nova geração de diretores tem traduzido o pensamento da sociedade contemporânea.

O ator e produtor Francesco Siciliano destaca que a “curadoria buscou mostrar uma cultura italiana que mudou”. Lembra, inclusive, o título do filme que abre o evento, “Scialla”, “uma palavra que faz parte do vocabulário da nova geração da Itália”, para reiterar a importância de tornar público o pensamento da juventude italiana. Sobre a curadoria, Siciliano enumera algumas obras que serão apresentadas na Mostra, como “Quo Vado”, de Gennaro Nunziante; “Fuocomare” (premiado em 2016 com o Urso de Ouro em Berlim, e indicado ao Oscar na categoria melhor documentário), de Gianfranco Rossi, “O Menor exército do mundo”, de Gianfranco Pannone; “Le Verità”, de Giuseppe Alessio Nuzzo, que faz sua estreia em Campinas; “Anime Nere”, de Francesco Munzi.

Laços
A primeira-dama Sandra Ciocci leu uma mensagem deixada pelo prefeito Jonas Donizette: “somos uma cidade que ama a cultura e faz da arte uma das marcas registradas de Campinas no Brasil”. O chefe do executivo lembrou dos “laços com a Itália por meio de uma parceria com a cidade de Lecco, onde nosso grande Carlos Gomes morou durante sua permanência naquele país, e que hoje é um centro cultural, o que reforça as afinidades entre a Itália e Campinas”. Para ela, “esse grande evento, além de exibir filmes de alto nível da produção contemporânea da Itália, cria um elo ainda mais forte entre nossa querida cidade e esse país tão próximo pelos laços do coração”.

>> A Mostra de Cinema Italiano é promovida pela Prefeitura de Campinas, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo e da Secretaria de Cultura, e tem como parceiros o Instituto Luce Cinecittà (vinculado ao Ministério de Patrimônio e da Atividade Cultural e do Turismo da República Italiana), o Top CinePlex do Shopping Prado Boulevard, o Convention Bureau, a Unicamp, a PUC-Campinas, a Universidade Presbiteriana Mackenzie, a Esamc, a Unisal, a Associação Vivi Brasil e a Società Italiana Lavoro e Progresso, de Campinas.




**Todas as sessões são gratuitas

** Os ingressos serão distribuídos por ordem de chegada.

 

Mais informações estão disponíveis no Site e no Facebook da Mostra

 

Veja também:  >> PROGRAMAÇÃO DOS CINEMAS EM CAMPINAS E REGIÃO

 

 

 

Fotos > Coletiva -Lançamento da Mostra