
O Aeroporto Internacional de Viracopos em Campinas recebeu na manhã desta segunda-feira (14-nov) a maior aeronave de transporte do mundo, o supercargueiro Antonov An-225 Mriya . Anunciado pela administração do aeroporto as imagens ao vivo do pouso não foram liberadas devido a um problema técnico.
Leia também:
Ao vivo: Maior avião do mundo pousa no aeroporto de Guarulhos nesta segunda-feira a noite
A aeronave russa usa seis turbinas para movimentar as 175 toneladas do cargueiro sem carga e combustível com 84 metros de comprimento e 88 metros de envergadura (distância entre a ponta das asas).
O cargueiro que saiu dos Estados Unidos fez uma escala no aeroporto de Viracopos em Campinas para carregar parte de uma estrutura de um supertransformador de 155 toneladas e às 22:00 segue par o aeroporto de Guarulhos para terminar o carregamento, seu destino será Santiago no Chile. Esta será a maior carga já transportada na história da aviação brasileira e a segunda no mundo.
Leia também:
Ao vivo: Maior avião do mundo pousa no aeroporto de Guarulhos nesta segunda-feira a noite
O avião tem um porte monumental porque foi projetado para transportar o Buran, que era o ônibus espacial soviético. Baseado no Antonov 124, que era um avião enorme, fabricado em série, eles desenvolveram uma versão maior ainda. Aumentaram as asas, fuselagem, colocaram uma cauda especial e colocaram o Buran em cima.
O pouso do Antonov não afetou a operação regular do aeroporto de Viracopos, mas precisou de cuidados especiais pois a operação de carregamento deve ocupar o espaço de sete aeronaves no pátio.
Novo avião
Recentemente, foi anunciado pelo fabricante que um segundo avião desse porte seria finalizado pois não existe no mundo outra aeronave nestas proporções e a atual está ficando muito velha devido sua construção ter ocorrido nos anos 80.