Home Destaques Estação Ferroviária de Jaguariúna ganha selo de patrimônio histórico Estadual

Estação Ferroviária de Jaguariúna ganha selo de patrimônio histórico Estadual

2112

Estação Ferroviária de Jaguariúna ganha selo de patrimônio histórico Estadual, Estação Ferroviária de Jaguariúna ganha selo de patrimônio histórico Estadual

Estação Ferroviária de Jaguariúna ganha selo de patrimônio histórico Estadual, Estação Ferroviária de Jaguariúna ganha selo de patrimônio histórico Estadual
Estação Ferroviária de Jaguariúna que foi inaugurada em 1945

O Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) acaba de tornar a Estação Ferroviária de Jaguariúna um patrimônio histórico Estadual. O local que é um conhecido ponto turístico na região teve a seu favor diversos fatores. Entre eles, a arquitetura neocolonial.

O processo para o tombamento da estação começou em 1994 teve a decisão publicada no Diário Oficial no final de junho. Apesar da importância história da estação, foram necessárias análises criteriosas para que se chegasse a esse resultado e a conferisse do selo.

Como justificativa para o tombamento da Estação, foi levado em consideração a importância histórica e material do local e também da cidade, que teve função terminal para a construção do primeiro trecho da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, inaugurado em 1875.

Além disso, também contribuíram para a decisão as características arquitetônicas neocoloniais do prédio e a sua relevância para o turismo local. Famoso na região, o popular passeio de “Maria fumaça“, leva visitantes de Jaguariúna até Campinas por um trecho desativado da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro.