Home Notícias da Região Prefeitura de Paulínia promove palestra pelo Dia Mundial da Água

Prefeitura de Paulínia promove palestra pelo Dia Mundial da Água

1755

Prefeitura de Paulínia promove palestra pelo Dia Mundial da Água, Prefeitura de Paulínia promove palestra pelo Dia Mundial da Água

 

Prefeitura de Paulínia promove palestra pelo Dia Mundial da Água, Prefeitura de Paulínia promove palestra pelo Dia Mundial da ÁguaA Prefeitura de Paulínia, por meio das Secretarias de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente (Seddema) e Educação de Paulínia, promove  dia 22 de março ( Dia Mundial da Água) a partir das 14h30 (terça-feira), palestra, dinâmica e ações.

A palestra, ministrada pelo Engenheiro Ambiental e Fiscal Ambiental da Seddema, Benedito Camargo, o Benê, ocorrerá  no auditório da ETEP – Escola Técnica de Paulínia, à Rua Constant Pavan, 1.001, em Betel com a participação de alunos do ensino médio, professores e pais que debaterão sobre o recurso hídrico.

A programação incluiu palestra com alunos da Rede Municipal de Educação, dinâmica voltada para a preservação da água e apresentação cultural da ONG “Rainha do Engenho”, expondo trabalhos patrocinados pela Petrobras.

O secretário de Meio Ambiente do Município, Zaqueu de Souza, ressaltou o dever da sociedade e do poder público em discutir temas essenciais como este, visando o fortalecimento das políticas públicas.

“Procuramos alertar o cidadão sobre seu dever perante o gerenciamento do nosso recurso hídrico. Também buscamos trazer uma sensibilização da população em prol da utilização mais racional da água. É um trabalho de formiguinha, com uma abordagem continuada e um diálogo aberto com a população paulinense”, afirmou o secretário.

O Engenheiro Ambiental e Fiscal Ambiental da Seddema, Benedito Camargo, o Benê, vai abordar a influência e o impacto de resíduos na questão da água, mananciais, áreas de proteção, despejos nos rios, entre outros temas.

Prefeitura de Paulínia promove palestra pelo Dia Mundial da Água, Prefeitura de Paulínia promove palestra pelo Dia Mundial da ÁguaHistória do Dia da Água

Dia 22 de março é o Dia Mundial da Água. A data foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1992, com o objetivo de para promover discussões acerca da consciência do homem em relação a tal bem natural. A preocupação surgiu por conta dos grandes índices de poluição ambiental do planeta, envolvendo a qualidade da água que consumimos.

Para se ter uma idéia da escassez do mineral no planeta, basta explicar que a água ocupa 70% da superfície da Terra. A maior parte, 97%, é salgada. Apenas 3% do total é água doce e, desses, 0,01% vai para os rios, ficando disponível para uso. O restante está em geleiras, icebergs e em subsolos muito profundos. O Brasil tem 12% das reservas mundiais de água potável. Aqui também se encontram o maior rio do mundo – o Amazonas – e o maior reservatório de água subterrânea do planeta – o Sistema Aquífero Guarani.

Cada vez mais é preciso economizar água. As mudanças no clima, longos períodos de seca, alertam para um futuro onde a água pode ser cada vez mais escassa.