Home Notícias da Região Alunos do Colégio Rio Branco em Barão Geraldo-Campinas ganham prêmio em Torneio...

Alunos do Colégio Rio Branco em Barão Geraldo-Campinas ganham prêmio em Torneio Internacional de Robótica

1677

Alunos do Colégio Rio Branco em Barão Geraldo-Campinas ganham prêmio em Torneio Internacional de Robótica, Alunos do Colégio Rio Branco em Barão Geraldo-Campinas ganham prêmio em Torneio Internacional de Robótica

Os alunos do Colégio Rio Branco que fica em Barão Geraldo-Campinas, se destacaram em 1º lugar na etapa Regional do Torneio de Internacional de Robótica, com um projeto que envolve a busca de soluções para arrecadação de lixo eletrônico. O Robô, criado e programado por eles com peças de Lego, faz a reciclagem de canetas esferográficas. Em março, eles irão representar Campinas com o projeto na etapa nacional que acontece em Brasília.

O Torneio Internacional de Robótica FIRST® LEGO® League (FLL) foi organizado pelo Sesi (Serviço Social da Indústria) e incentivou estudantes de diversas cidades do país a pensarem como cientistas e engenheiros. A disputa Regional aconteceu em 11 cidades nos dias 20 e 21 de fevereiro, e a equipe do colégio Rio Branco participou da competição na cidade de Araras no Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, onde havia 60 equipes e cerca de 700 alunos de escolas públicas.

Alunos do Colégio Rio Branco em Barão Geraldo-Campinas ganham prêmio em Torneio Internacional de Robótica, Alunos do Colégio Rio Branco em Barão Geraldo-Campinas ganham prêmio em Torneio Internacional de RobóticaComo tema principal desta edição, os alunos tiveram o desafio “Trash Trek”, que envolve a busca de soluções para arrecadação de lixo eletrônico. A equipe do colégio Rio Branco, levou troféu em 1º lugar com o projeto de recarga de canetas esferográficas. “Nós vimos que muitas canetas de plástico eram jogadas fora, e na maioria das vezes com resto de tinta não reciclável, então percebemos que seria excelente se as empresas pudessem limpá-las e recarregá-las”, explicam os integrantes dos Autobots, equipe de robótica do colégio.

Alunos do Colégio Rio Branco em Barão Geraldo-Campinas ganham prêmio em Torneio Internacional de Robótica, Alunos do Colégio Rio Branco em Barão Geraldo-Campinas ganham prêmio em Torneio Internacional de RobóticaForam 25 equipes finalistas que se apresentaram em salas fechadas apenas para os juízes. Foram escolhidos os três melhores trabalhos para apresentação ao público.

Para os alunos, o conhecimento adquirido durante a aula-extracurricular de Robótica e também as pesquisas realizadas foi fundamental para desenvolver o projeto com conceitos diferenciados
. “Nós fizemos uma estrutura toda Lego, que funciona como uma maquina de churros, só que com tinta de caneta para recarregar. Optamos pela tinta Nanquim, por ser mais viscosa e porque as próprias fábricas de caneta desenvolvem essa tinha”, explicam.

 

Alunos do Colégio Rio Branco em Barão Geraldo-Campinas ganham prêmio em Torneio Internacional de Robótica, Alunos do Colégio Rio Branco em Barão Geraldo-Campinas ganham prêmio em Torneio Internacional de RobóticaO troféu de melhor projeto regional garantiu à equipe do Colégio Rio Branco uma vaga na etapa nacional que acontecerá nos dias 18 e 20 de março, em Brasília/DF.

 

 

 

 

 

Alunos do Colégio Rio Branco em Barão Geraldo-Campinas ganham prêmio em Torneio Internacional de Robótica, Alunos do Colégio Rio Branco em Barão Geraldo-Campinas ganham prêmio em Torneio Internacional de RobóticaO Colégio Rio Branco fica na Rua Cecília Ferez Zogbi, s/nº, em Barão Geraldo – Campinas-SP. O telefone é (19) 3303.1250.