Home Notícias da Região Campinas ganha guia turístico afro

Campinas ganha guia turístico afro

481

Campinas ganha guia turístico afro, Campinas ganha guia turístico afro

Campinas ganha guia turístico afro, Campinas ganha guia turístico afro
Programa inclui passeios e capacitação para empreendedores

A prefeitura de Campinas lançou na quinta-feira (12-nov), o Programa Afrocultural, em solenidade prestigiada por um grande número de representantes da comunidade negra e religiosos da matriz africana. O Programa inclui um guia turístico afro, passeios turísticos e capacitação para empreendedores e guias turísticos.

O lançamento do Programa Afrocultural, marca as comemorações alusivas ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Tem, ainda, o objetivo de valorizar a presença negra no município, além de destacar espaços de memória, manifestações culturais, personalidades e instituições da cultura afro de Campinas.

O guia turístico reúne mais de 50 referências históricas e foi elaborado pelo Departamento de Turismo, em parceria com o Museu da Cidade, Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Social (Cepir), Conselho de Desenvolvimento e de Representantes da Comunidade Negra(DPCNC), além da Fazenda Roseira.

O guia é gratuito e estará disponível no Departamento de Turismo (15º andar da Prefeitura) e nos três postos de informações turísticas da cidade: Souzas, Aeroporto de Viracopos e na rodoviária.

O guia turístico afro e passeio turístico incluem lugares como a Casa Grande e Tulha da Fazenda Proença; Capela Nossa Senhora da Penha; Catedral Metropolitana de Campinas; Cemitério da Saudade; Corporação Musical Campineira dos Homens de Cor; Igreja São Benedito; Largo São Benedito e Monumento à Mãe Preta.

Capacitação
A primeira capacitação para conhecer e apresentar o roteiro afro será realizada no dia 21 de novembro, com o tema: “Gestão de Turismo Receptivo”, entre 8h30 às 12h45, na sede da CEPIR, no Palácio da Mogiana.

O evento é aberto para todas as pessoas que buscam orientação técnica para ingresso ao mercado turístico ou aperfeiçoamento de suas práticas de turismo receptivo. As inscrições podem ser feitas pelo site www.campinas.sp.gov.br/cursosturismo. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 2116-0724