A cidade de Jundiaí (50 km da capital paulista) entrou para o Mapa da Diversidade dos destinos turístico da Secretaria de Turismo do estado de São Paulo. Hoje 59 municípios estão na classificação da Secretaria do Estado. A cidade que tem a maior Festa da Uva é um destino conhecido nacionalmente por seus vinhedos é ideal para turismo do público acima de 60 anos.
Formada pelos bairros do Caxambú, Colônia, Toca, Roseira e adjacências, a Rota da Uva possui uma História marcada pela imigração italiana e pelo charme das videiras (a região concentra grande parte da produção de uvas e de vinhos da cidade, com descendentes de italianos). Continua após a publicidade
A Rota da Uva hoje é uma rota de cores, paisagens e sabores indescritíveis! A uva em natura, o vinho, os doces, as geleias, os pães caseiros, os bolos, as massas tipicamente italianas são apenas algumas opções que a Rota da Uva tem para oferecer ao visitante.
A primeira festa da uva da cidade de Jundiaí ocorreu em 1934 de forma ainda tímida. Hoje ela é a maior Festa da Uva do estado de São Paulo, sendo reconhecida nacionalmente com uma variedade de atrações como; a Pisa da Uva, exposição e venda de vinhos e uvas, artesanato, degustação, praça de alimentação, espaço para as crianças, mostra fotográfica, shows especiais, workshops, fazendinhas e outras atrações culturais.
Outro destaque em Jundiaí, é o turismo rural com roteiros que mesclam cultura, história e contato com o campo. O dia a dia do campo, as tradições, a culinária e as frutas frescas colhidas direto do pé, os aromas dos pratos feitos no fogão à lenha, dos doces, dos bolos e pães fresquinhos, servidos com café feito na hora, o vinho e os licores são algumas das experiências que os turistas podem aproveitar na cidade que tem ainda atrativos naturais, em especial a Serra do Japi.