Home Destaques Cidades próximas de São Paulo em meio à muita natureza para descanso...

Cidades próximas de São Paulo em meio à muita natureza para descanso ou passeio

Cidades próximas de São Paulo em meio à muita natureza para descanso ou passeio

Cidades próximas de São Paulo em meio à muita natureza para descanso ou passeioPara quem quiser aproveitar a folga em meio à natureza e sair da vida movimentada e agitada das grandes metrópoles, a viagem de bate e volta ou de final de semana pode ser uma ótima forma de recarregar as baterias para vida corrida de hoje em dia.

Preparamos algumas opções de passeio em meio a natureza em um raio de até 300 km da cidade de São Paulo para passeios em grupos, a dois ou família.

Cabreúva – 87 KM de SP
A cidade de Cabreúva é uma típica cidade do interior, onde o tempo passa mais devagar. Uma boa opção para quem quer sossego sem muita badalação, o município é rodeado pela Serra do Japi e também oferece belas paisagens do campo para o descanso da mente.

Um bom programa é a visita ao Pé do Morro, que promove piqueniques ao ar livre e oferece cestas com alguns tipos de queijos produzidos por lá. Lá o visitante poderá conhecer o Centro de Meditação Kadampa Brasil que abre suas portas aos fins de semana e feriados com atividades guiadas.

Continua após a publicidade


Legado das Águas – 107 KM de SP
O Legado das Águas é a maior reserva privada de Mata Atlântica em todo o Brasil. O espaço tem o conceito de “uso múltiplo do território”. Na prática, isso significa que há muitas opções de programas por lá, a depender do perfil do visitante.

O Legado das Águas é um destino que pode agradar quem quer apenas se desconectar das rotinas do dia a dia e curtir uns dias de sossego em meio à natureza.

Para quem gosta de adrenalina, a trilha da Cachoeira Dezembro tem nível fácil, mas uma boa caminhada pela mata até chegar ao seu destino final; aqueles que quiserem ainda mais aventura, há ainda outras trilhas mais difíceis e as opções de safári noturno ou canoagem pelo Rio Juquiá.


Joanópolis – 116 KM de SP
Na divisa de São Paulo com Minas Gerais, Joanópolis tem aquelas paisagens bucólicas e uma boa oferta de cachoeiras e trilhas. Para os fãs do turismo ecológico, a principal parada por lá é a Cachoeira dos Pretos, que tem mais de 150 metros de altura e é uma das maiores em todo o Estado. O acesso é fácil e conta com opções de hospedagem e de alimentação.

Outro ponto que vale a pena visitar é a Cachoeira Escondida, que apesar do nome tem várias placas espalhadas pela cidade indicando o caminho. A infraestrutura do local é um pouco modesta, mas com banheiros e restaurante. O grande atrativo é a beleza da queda d’água, com poço mais raso e correnteza mais fraca que a sua vizinha, além de alguns “bancos naturais” formados entre as pedras.

Por lá, a Vila das Pedrinhas também é uma parada quase obrigatória, com opções de restaurantes e passeios específicos pelo rio, além de artesanatos feitos pelos próprios moradores.

Continua após a publicidade


São Francisco Xavier – 150 KM de SP
A cidade de São Francisco Xavier é mais uma opção de descanso e relaxamento em meio à vasta natureza da Serra da Mantiqueira. A cidade tem algumas das cachoeiras mais visitadas do Estado e fica a apenas 150 quilômetros da capital paulista.

Uma das principais atrações por lá é o Mirante da Pedra de São Francisco, já na divisa com o município de Monteiro Lobato. O local tem hospedagem e restaurante próprios, cujo carro-chefe é a polenta frita com carne servida na pedra.

Além disso o Bruxinhas do Mato é uma forma de aumentar ainda mais a sensação de relaxamento e desconexão com o mundo exterior. O local tem uma porção de massagens e banhos de flores e folhas que são colhidas diretamente na propriedade.

Continua após a publicidade


Cunha – 233 KM de SP
A cidade de Cunha fica entre os estados de Sp/RJ o município é cercado pelo Parque Estadual da Serra do Mar e próxima à Serra da Mantiqueira, ela guarda uma série de atrações únicas em meio à natureza. Cunha também é conhecida por seus vários ateliês de cerâmica.

No local existe a maior plantação de lavanda do Estado que exala um aroma da flor que já é sentido antes mesmo de atravessar o portão. O local é uma ótima opção para piqueniques.

Outro ponto imperdível por lá é a Pedra da Macela, a 1.840 metros de altura, no Parque Nacional da Serra da Bocaina. Do topo, é possível ver o mar de Angra dos Reis e Paraty, além de admirar um pôr-do-sol inesquecível.

Continua após a publicidade


Analândia – 233 KM de SP
A cidade de Analândia se orgulha de não ter prédios, shoppings ou semáforos. Esse estilo de vida do interior é potencializado pela enorme quantidade de cachoeiras espalhadas pela cidade, que conserva mais de 700 nascentes preservadas na Serra do Itaqueri.

Apesar da variedade de cachoeiras, o principal cartão-postal da cidade é o Morro do Cuscuzeiro. A trilha até o topo é de fácil acesso. Nos pés da montanha, existe a Fazenda Pedra Viva que tem restaurante, piscina, espaços infantis, atividades como tirolesa e arvorismo, além de espaço para acampamento. Analândia também guarda algumas das grutas mais importantes de São Paulo e que só são acessadas com o auxílio de um guia.

Continua após a publicidade


Barra Bonita – 291 KM de SP
A cidade é quase completamente cercada pelo Rio Tietê em sua fase de rio limpo próprio para banho, movimentando boa parte da vida social e do turismo local. Em Barra Bonita, o Rio Tietê pode variar dos 15 aos 35 metros de profundidade a depender do dia e volume de chuva. Ao longo de todo o trajeto, a vista do Tietê ainda intacto, com águas verdes e cheias de vida é realmente inesquecível.

O trajeto do passeio de barco (viagens entre 1h30 a 4h) acima ou abaixo do Rio Tietê é algo que por si só já vale a pena, mas em Barra Bonita há um atrativo a mais com a travessia pela Eclusa, que é basicamente um elevador de embarcações movido a água e uma das tradições na cidade.