A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) havia criado em 2020 um site chamado “Não Me Perturbe” que permite bloquear chamadas indesejáveis de operadoras e instituições financeiras, os famosos telemarketing. Neste ano a agência lançou mais uma iniciativa: o portal “Qual Empresa Me Ligou?“, por meio do qual é possível identificar a quem pertence o número que está realizando aquelas intermináveis chamadas ao longo do dia.
Ao acessar o site, é possível consultar pelo número da chamada recebida qual é a empresa responsável pelas ligações. Os dados disponíveis são exibidos com auxílio das operadoras telefônicas. Elas somente identificam números ligados a empresas de telemarketing, as chamadas “robocalls”.
Como usar o serviço “Qual Empresa Me Ligou?” Pronto! Em até 30 dias, estes números serão impedidos de ligar para você… Posso tirar meu número do Não Me Perturbe? As informações da Anatel são de que, até junho de 2022, eram feitas cerca de 4 bilhões de chamadas curtas por semana no Brasil. Os dados de janeiro de 2023 mostram a redução desse número para 2,4 bilhões de chamadas semanais, uma diminuição de cerca de 40%. A agência calcula que, em média, isso significa 200 chamadas a menos para cada cidadão brasileiro.
Basta entrar no site oficial e digitar os números da chamada recebida em seu celular
Como usar o serviço “Não Me Perturbe”
– Acesse o site naomeperturbe.com.br;
– Na página inicial, clique em “fazer login” (caso já seja usuário) ou “quero me cadastrar” (e preencha o formulário com dados pessoais);
– Na sua página, clique em “Novo bloqueio“;
– Na tela de “Solicitar bloqueio”, insira seu número de telefone e marque as empresas das quais não deseja receber chamadas de telemarketing;
– Clique em “não sou um robô” e em “Validar bloqueio”;
– Preencha o código de 6 dígitos enviado por SMS;
– Veja o comprovante de solicitação de bloqueio.
É possível ainda bloquear números individualmente. Para isso, seja Android ou iPhone, basta selecionar o número que te ligou e ir nas configurações da chamada. Procure uma opção como “Bloquear este chamador” ou “Bloquear/desbloquear número” (menus dependem do modelo do aparelho).
É possível fazer alterações no cadastro no serviço da Anatel a qualquer momento. É possível: remover e adicionar empresas ao bloqueio, ou excluir a solicitação completa para voltar a receber ligações.