A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) havia criado em 2020 um site chamado “Não Me Perturbe” que permite bloquear chamadas indesejáveis de operadoras e instituições financeiras, os famosos telemarketing. Neste ano a agência lançou mais uma iniciativa: o portal “Qual Empresa Me Ligou?“, por meio do qual é possível identificar a quem pertence o número que está realizando aquelas intermináveis chamadas ao longo do dia.
Ao acessar o site, é possível consultar pelo número da chamada recebida qual é a empresa responsável pelas ligações. Os dados disponíveis são exibidos com auxílio das operadoras telefônicas. Elas somente identificam números ligados a empresas de telemarketing, as chamadas “robocalls”.
Como usar o serviço “Qual Empresa Me Ligou?” Continua após a publicidade
Basta entrar no site oficial e digitar os números da chamada recebida em seu celular
Como usar o serviço “Não Me Perturbe”
– Acesse o site naomeperturbe.com.br;
– Na página inicial, clique em “fazer login” (caso já seja usuário) ou “quero me cadastrar” (e preencha o formulário com dados pessoais);
– Na sua página, clique em “Novo bloqueio“;
– Na tela de “Solicitar bloqueio”, insira seu número de telefone e marque as empresas das quais não deseja receber chamadas de telemarketing;
– Clique em “não sou um robô” e em “Validar bloqueio”;
– Preencha o código de 6 dígitos enviado por SMS;
– Veja o comprovante de solicitação de bloqueio.
Pronto! Em até 30 dias, estes números serão impedidos de ligar para você…
É possível ainda bloquear números individualmente. Para isso, seja Android ou iPhone, basta selecionar o número que te ligou e ir nas configurações da chamada. Procure uma opção como “Bloquear este chamador” ou “Bloquear/desbloquear número” (menus dependem do modelo do aparelho).
Posso tirar meu número do Não Me Perturbe?
É possível fazer alterações no cadastro no serviço da Anatel a qualquer momento. É possível: remover e adicionar empresas ao bloqueio, ou excluir a solicitação completa para voltar a receber ligações.
As informações da Anatel são de que, até junho de 2022, eram feitas cerca de 4 bilhões de chamadas curtas por semana no Brasil. Os dados de janeiro de 2023 mostram a redução desse número para 2,4 bilhões de chamadas semanais, uma diminuição de cerca de 40%. A agência calcula que, em média, isso significa 200 chamadas a menos para cada cidadão brasileiro.