Home Destaques Cometa C/2022 E3 (ZTF) se aproxima da terra e poderá ser visto...

Cometa C/2022 E3 (ZTF) se aproxima da terra e poderá ser visto a olho nú

Cometa C/2022 E3 (ZTF) se aproxima da terra e poderá ser visto a olho nú
Cometa C/2022 E3 (ZTF) se aproxima da terra e poderá ser visto a olho nú
No Brasil, o cometa será visível a olho nu no mês de fevereiro

Um dos grandes fenômenos do mundo cosmos está por se apresentar mais uma vez com a passagem do cometa C/2022 E3 (ZTF) que se aproxima da Terra e podendo ser visto a partir de fevereiro a olho nu aqui do Brasil. Pelo registro dos astrônomos, a última passagem do ZTF pela órbita da Terra foi há 50 mil anos.

O cometa de cor esverdeada com o diâmetro de 1 km passará a cerca de 42 milhões de quilômetros da Terra a uma velocidade de 100.000 km/h, com isso não existe risco de que ele entre em nossa orbita. O cometa poderá ser visto a olho nu apenas se as condições do céu forem bastante favoráveis, com o céu escuro, sem Lua, e sem poluição luminosa.

Como observar o cometa C/2022 E3?
No Brasil, o cometa C/2022 E3 (ZTF) será visível a olho nu entre os dias 10 e 11 de fevereiro (entre 19 e 21 horas) na direção Norte e abaixo da estrela Capela nas regiões Norte e Nordeste. Nos demais estados o cometa poderá ser visto com auxílio de binóculos ou lunetas.

Técnica de fotografia
Uma estratégia é tentar fotografar o cometa apontando a câmera fotográfica para sua localização aproximada no céu e tirando fotos de longa exposição de 20 a 30 segundos. Ao visualizar as imagens, será possível visualizar um objeto difuso e com cauda.