Home Destaques Curitiba recebe prêmio de cidade mais inteligente e conectada do país

Curitiba recebe prêmio de cidade mais inteligente e conectada do país

Curitiba recebe prêmio de cidade mais inteligente e conectada do país

Curitiba recebe prêmio de cidade mais inteligente e conectada do paísCuritiba capital do estado do Paraná aparece como a cidade mais conectada e inteligente do Brasil em 2022 a partir do rankink da “Ranking Connected Smart Cities”. O ranking é montado todos os anos a partir de um estudo desenvolvido pela Urban Systems e a Necta, levando em conta 75 indicadores em 11 eixos temáticos. A capital paranaense já havia liderado o ranking em 2018, passando para o terceiro lugar nas três últimas edições.

Além de considerar os conceitos de cidades inteligentes, como tecnologia, meio ambiente e sustentabilidade, o ranking considera conceito de conectividade, investimentos em saneamento, importância da educação na formação e reprodução dos potenciais das cidades e sustentabilidade econômica. A cidade ganhou destaque, também, no eixo de tecnologia e inovação, com a segunda posição.

A cidade também ficou em primeiro lugar na categoria Empreendedorismo, mesma colocação do ano passado, e em segundo em Tecnologia e Inovação. Com quatro polos tecnológicos e doze incubadoras de empresas, a cidade de Curitiba registrou, no período analisado, crescimento de 2,44% no número de empresas de tecnologia e crescimento de 17,3% entre as microempresas individuais.

Em meio ambiente, apesar do déficit brasileiro, Curitiba atingiu a universalização dos domicílios urbanos, do abastecimento de água, do atendimento de esgoto sanitário e da coleta de resíduos residenciais. A cidade conta, ainda, com monitoramento eletrônico de áreas de risco e índice de recuperação de materiais recicláveis de 2,49%, com aumento em relação ao ano anterior.

Outro destaque foi para 100% de cobertura 4G no município, com densidade de 36,05 acessos de banda larga para cada 100 habitantes, sistema de agendamento de consulta da rede pública de saúde e nota 9,6 na Escala Brasil de Transparência.