A edição 2022 do The Best Chef Awards, elegeu os 100 melhores chefs do mundo, o Brasil foi representado por quatro chefs. A premiação criada em 2017 é um projeto dedicado a celebrar os muitos talentosos chefs que criam as melhores experiências gastronômicas ao redor do mundo. Neste ano o chef espanhol Dabiz Muñoz, do restaurante DiverXo foi o campeão, o restaurante é um três estrelas Michelin.
Chefs brasileiros premiados:
Alex Atala, do D.O.M, em São Paulo, ficou na 10ª posição, Alberto Landgraf, do Oteque, no Rio de Janeiro, ficou em 46º lugar, a chefe paranaense Manu Buffara, do restaurante Manu, em Curitiba, ficou na 48ª colocação e Helena Rizzo, do restaurante Maní, também na capital paulista, figurou na 100ª posição.
O melhor pizzaiolo do mundo:
O prêmio especial “The Best Chef Pizza“ deste ano foi para Franco Pepe com a sua pizzaria Pepe em Grani di Caiazzo, na província de Caserta. Pepe conseguiu apresentar a nível internacional, sem nunca o banalizar, um dos pratos simbólicos da Itália: a pizza.
Continua após a publicidade
Como é a votação
O ranking dos melhores chefs do mundo é feito com base em uma lista prévia de 200 nomes, a qual contém um mix entre 100 chefs novatos e os 100 chefs considerados os melhores do mundo na edição passada.
A lista final é criada com base nos votos secretos dos atuais top 100 chefs, dos outros 100 candidatos e também com base nas escolhas de 150 profissionais ligados ao ramo gastronômico, como jornalistas, críticos e fotógrafos.
Os votos de maior peso são dos chefs, que representam 70% do resultado final, em que, segundo a premiação, é uma maneira de “homenagear seus pares”. Os chefs, porém, não podem votar neles mesmos.
Confira o ranking completo no site oficial do The Best Chef Awards.