Home Destaques Desfile de 7 de setembro direto de Brasília

Desfile de 7 de setembro direto de Brasília

Desfile de 7 de setembro direto de Brasília

Desfile de 7 de setembro direto de BrasíliaA capital federal, Brasília, volta a o desfile cívico-militar de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios após dois anos sem ser realizado presencialmente devido a pandemia de covid-19. O retorno do desfile acontece em uma data muito especial para o país, no ano em que se comemora o Bicentenário da Independência do Brasil.

O desfile ao vivo da Independência está previsto para começar às 9h00 na próxima quarta-feira pelo Canal Brasil.

Duzentos anos da nossa independência eu acho que é uma situação que realmente nós precisávamos comemorar de uma maneira bastante especial”, disse o secretário especial de Comunicação Social, André Costa. Neste ano são esperadas cerca de 280 mil pessoas.

Continua após a publicidade


O desfile contará com a presença das forças militares, das escolas de Brasília, das escolas militares e o clássico desfile aéreo da Esquadrilha da Fumaça.

Neste ano ainda está previsto o desfile de um grupamento de tratores, de acordo com o governo durante a pandemia assim como os profissionais da saúde o setor de agricultura teve um papel fundamental no enfrentamento do vírus, quando foi necessário um esforço maior por parte deste setor para o abastecimento não parar. O governo reconhece que outras categorias que não estarão representadas no desfile também tiveram sua relativa importância.

O desfile é apenas um dos eventos alusivos ao 7 de Setembro e ao Bicentenário da Independência. Alguns já estão, inclusive, sendo realizados. Entre eles, a exposição do coração de Dom Pedro I, que está no Itamaraty. Haverá ainda exposição das Forças Armadas no Parque da Cidade e um show de luzes na Esplanada dos Ministérios.

Segurança
Durante todo o dia, estará proibida a circulação de drones no espaço aéreo da região, e o monitoramento na Esplanada ocorrerá em tempo real: com câmeras de vídeo e em pontos de observação com snipers do Exército. A Cavalaria, o BPCães e Bope ajudará o esquema de segurança na região.