Home Artigos Por que a Holanda é um dos países indispensáveis para visitar na...

Por que a Holanda é um dos países indispensáveis para visitar na Europa?

Por que a Holanda é um dos países indispensáveis para visitar na Europa?

Por que a Holanda é um dos países indispensáveis para visitar na Europa?São muitas as opções de destinos no continente europeu para quem ama explorar novos lugares e conhecer diferentes culturas, mas a Holanda se destaca por oferecer experiências de viagem bastante originais. Se você tem planos de visitar a Europa, vale a pena incluir esse país surpreendente em seu roteiro.

Então, aproveite as dicas a seguir e não deixe de conferir como os brasileiros podem entrar na Holanda com isenção de visto a partir de 2022, quando o novo sistema ETIAS entrar em vigor:

O que fazer na Holanda

A Holanda é indispensável em um bom roteiro de viagem pela Europa, principalmente com a facilidade dos voos diretos do Brasil para capital holandesa, Amsterdã, e dos deslocamentos entre vários países nos arredores com diversas opções de transporte.

Além de ficar bem próxima à França, a Holanda faz fronteira com a Alemanha e a Bélgica, sendo que também há muito o que ver e fazer dento do país:

Atrações de Amsterdã

A capital da Holanda, é famosa mundialmente pelas ruas ladeadas por canais, pelo trânsito de bicicletas e pela atmosfera tolerante do bairro da Luz Vermelha, onde certas “atividades recreativas para adultos” são regulamentadas.

Mas há muito que fazer em Amsterdã, além de apreciar esse estilo de vida diferenciado: de museus a passeios por uma renomada cervejaria a visitas ao mercado de flores e compras em lojas descoladas. Para os amantes de esportes, a dica é visitar o  estádio do Ajax e, se possível, assistir a uma partida na arena do maior time de futebol da Holanda.

Outro destaque é a gastronomia holandesa, que agrada muito ao paladar dos brasileiros. O krokettem, uma das mais populares comidas de rua, lembra os nossos croquetes. E muitos restaurantes no país servem comfort food com um sabor caseiro que nos é familiar.

7 cidades holandesas que valem a viagem

Há diversas cidades interessantes a se explorar em uma viagem pela Holanda, mas estas ficam no topo da lista:
1. Amsterdã: por todos os motivos mencionados no tópico anterior — e muito mais!
2. Zandvoort: para conferir o circuito do Grande Prêmio da Holanda de Fórmula 1 e talvez até acompanhar uma das eletrizantes competições do calendário
3. Rotterdam: para conferir as inovadoras Casas Cubo do complexo residencial projetado pelo arquiteto Piet Blom, além do maior porto marítimo da Europa
4. Utrecht: para curtir a vida noturna em uma das mais belas cidades da Holanda
5. Haia (Den Haag): por curiosidades as miniaturas de ícones holandeses expostas no parque Madurodam, e o museu de Escher (artista gráfico holandês conhecido por criar impactantes obras de arte explorando padrões geométricos e tons de cinza
6. Kinderdijk: para ver com os tradicionais moinhos holandeses que fazem parte do nosso imaginário sobre o país, assim como a tulipas coloridas e os tamancos de madeira
7. Lisse: para apreciar a beleza das tulipas da Holanda no parque Keukenhof (aberto de meados de março até o final de maio)

O que muda para visitar a Europa após a implementação do ETIAS

A sigla ETIAS se refere ao novo Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem que está sendo implementado pela União Europeia para reforçar a segurança contra ameaças de terrorismo e imigração ilegal em seu território.

Quando esse sistema estiver em vigor, a partir do final de 2022, os turistas brasileiros vão precisar de uma autorização eletrônica de viagem antes de entrar na Europa e circular pelos países que vão adotar o ETIAS (dos quais a Holanda faz parte).

Mas isso não deve atrapalhar quem pretende visitar a Europa e explorar diversos países em uma mesma viagem. De fato, obter essa permissão prévia deve descomplicar a vida dos viajantes.

Como usar o ETIAS para entrar na Europa e circular por 26 países

A autorização de viagem no ETIAS é obtida pela internet e fica vinculada eletronicamente ao passaporte. Assim, seu portador pode entrar na Europa com isenção de visto e circular pelas fronteiras internas dos 26 países que fazem parte do Espaço Schengen.

Para isso, o turista deve preencher um formulário online com informações básicas sobre a viagem (como país de entrada, por exemplo), dados pessoais, contatos, número de passaporte etc. Para concluir o processo, é necessário pagar uma taxa com cartão de crédito ou débito.

A resposta sobre a aprovação chega em pouco tempo, por e-mail, e dá direito à múltiplas entradas no Espaço Schengen para estadias de até 90 dias a cada período de 180 dias — desde que dentro do prazo de validade do ETIAS (que é de 3 anos) e do passaporte autorizado.

Isso deve reduzir as filas no desembarque e ainda facilitar a movimentação entre os países do roteiro de viagem pela Europa — incluindo a Holanda!