Home Destaques Conheça as 20 cidades brasileiras mais ricas da agricultura

Conheça as 20 cidades brasileiras mais ricas da agricultura

413
Conheça as 20 cidades brasileiras mais ricas da agricultura
Mato Grosso lidera ranking de cidades mais ricas na agricultura

Os municípios com maior valor da produção agrícola do país têm, em média, uma participação alta de seu Produto Interno Bruto (PIB) agropecuário no PIB total do município. Para os 20 considerados mais ricos em termos de valor da produção, a média da participação do PIB agro no PIB total é de 20%, enquanto para o Brasil essa participação foi de 5,4%. A maior parte desses municípios estão concentrados em quatro estados; Mato Grosso, Bahia, Goiás e Mato Grosso do Sul.


A pesquisa foi realizada pela Coordenação-Geral de Avaliação de Política e Informação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com base em dados da Pesquisa Agrícola Municipal (PAM) e do Produto Interno Bruto (PIB), ambos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Mato Grosso é destaque na produção agrícola do país
Sorriso, em Mato Grosso, é o município brasileiro com maior valor da produção agrícola. Destacando-se na produção de milho e soja, totalizou um valor da produção de R$ 3,9 bilhões e respondeu, sozinho, por 1,1% do total nacional. Além de Sorriso, outros 9 municípios de Mato Grosso estão no ranking dos maiores valores da produção de 2019.

Outras cidades de destaque na produção da soja foram São Desidério e Formosa do Rio Preto, na Bahia. No ano anterior, São Desidério foi a cidade produtora de soja com maior valor da produção no Brasil.


Municípios líderes no valor da produção em 2019

01 – Sorriso (MT)
02 – Sapezal (MT)
03 – São Desidério (BA)
04 – Campo Novo do Parecis (MT)
05 – Rio Verde (GO)
06 – Cristalina(GO)
07 – Jataí (GO)
08 – Diamantino (MT)
09 – Nova Ubiratã (MT)
10 – Nova Mutum (MT)
11 – Formosa do Rio Preto (BA)
12 – Campo Verde (MT)
13 – Primavera do Leste (MT)
14 – Maracaju (MS)
15 – Petrolina (PE)
16 – Lucas do Rio Verde (MT)
17 – Campos de Júlio ((MT)
18 – Sidrolândia (MS)
19 – Barreiras (BA)
20 – Ponta Porã (MS)