Home + Notícias da Página Principal Outubro Rosa 2020: Destaques na Campanha de Prevenção do Câncer de Mama

Outubro Rosa 2020: Destaques na Campanha de Prevenção do Câncer de Mama

1315

Outubro Rosa é uma campanha que acontece todos os anos no mundo todo com o objetivo de alertar as pessoas sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

O diagnóstico precoce pode possibilitar chances de cura de 95%. É importante fazer auto exame, consultas médicas a cada seis meses e exames de rotina.

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. Acima dos 35 anos, sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos.

Dados do Instituto Nacional de Câncer estimam mais de 66 mil novos casos só em 2020. Cerca de 14 mil mulheres morrem anualmente no País por causa do câncer de mama. Mas isso pode ser evitado por meio de exames rotineiros.

>> Mais informações na página do INCA  (Instituto Nacional do Câncer)

Sobre o Outubro Rosa

O nome da campanha remete a cor do laço rosa, que é um símbolo internacional na luta contra do câncer de mama. O Outubro Rosa começou como um movimento iniciado em 1990, em Nova Iorque, durante um evento chamado “Corrida pela Cura”, realizado pela instituição Susan G. Komen Pela Cura.

>> À medida que o evento cresceu, outubro foi escolhido como o mês de conscientização sobre o câncer de mama nos Estados Unidos. Em 2002, o Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com a cor rosa durante o mês marcando a primeira iniciativa no Brasil.

A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.