Home + Notícias da Página Principal Lua Azul: evento raro ocorre neste mês de outubro; Veja como acompanhar

Lua Azul: evento raro ocorre neste mês de outubro; Veja como acompanhar

384
Lua Azul: evento raro ocorre neste mês de outubro
Fenômeno ocorre a cada 2,5 anos dentro do mesmo mês

“Lua Azul”, nome atribuído pelo folclore popular é a segunda lua cheia em um único mês (o normal é apenas uma), mas na verdade ela não é realmente azul e sim uma lua cheia, como qualquer outra. Para que a “Lua Azul” ocorra são necessárias duas coincidências: a primeira lua cheia precisa ocorrer no primeiro ou segundo dia do mês. Neste ano, ela aparecerá no céu na noite de 31 de outubro a 1 de novembro (de sábado para domingo).

Curiosidade
O ciclo lunar se repete a cada 29,5 dias ou mais, período esse em que ocorrem todas as fases da Lua. A Lua Azul é um fenômeno incomum que ocorre apenas a cada 2,5 anos. A última vez que isso aconteceu foi em 31 de março de 2018.


Como se orientar
Para facilitar a orientação e saber em que direção olhar, é importante identificar os principais pontos cardeais. Para isso, você pode usar um velho truque por meio de uma bússola ou app de astronomia em seu celular.

Como se sabe, o sol nasce a leste e se põe a oeste. Então ficando em pé e esticando os braços, com o direito sendo apontando para o nascente, e o esquerdo para o poente. Então você terá o leste à direita, o norte à frente, o oeste à esquerda e sul atrás de você.

Quanto às bússolas, quem usa um iPhone não precisa de um app extra: basta usar o “Bússola”, que é parte do iOS. Para Android, existe o “Apenas uma bússola”, da PixelProse SARL.