Home Destaques Orkut está de volta? Rede social dos anos 2000 volta a virar...

Orkut está de volta? Rede social dos anos 2000 volta a virar assunto na internet

327

Um dos percussores da rede social, o retorno do Orkut voltou a ser um dos assuntos mais comentados nas atuais redes sociais. Extremamente popular no Brasil 2000 a rede foi desativada 10 anos após sua criação em 2014. A volta do Orkut foi cogitada muito em função da notificação do Twitter de que passará a cobra um valor mensal de seus usuários.

Criada pelo engenheiro turco Orkut Büyükkökten, do Google, a comunidade digital deixou saudades quando foi desativada. Porém, um fã resolveu reativar a rede social e a nova página do Orkut levou internautas à loucura com a ativação nesta terça-feira (4).


Na realidade, o “relançamento” da plataforma não é tão novidade assim e surgiu inicialmente em março deste ano, também gerando empolgação entre os saudosos da rede social. Na mensagem de aceite, antes de acessar a rede social, pode-se ler as especificações da comunidade:

“O Orkut.br está sendo desenvolvido por um fã da rede social que em sua homenagem está recriando o Orkut do zero, buscando utilizar as mesmas ferramentas e design do site original”, diz o texto. “Você não vai ter acesso à sua antiga conta do orkut.com, mas pode criar uma conta nova e adicionar seus amigos, enviar recados, depoimentos, participar das comunidades e muito mais”.

Ainda que a rede social prometa que seguirá com contas gratuitas, os usuários do Twitter reagiram mal à notícia e ameaçaram migrar para outras redes sociais, como o Orkut e o Tumblr.

Se você buscar por comentários sobre o Orkut, vai ver muita gente dizendo que a rede social voltou e pode ser baixada em formato de aplicativo no Google Play ou acessada pelo site www.orkut.br.com.

Porém, está não é a rede social criada por Orkut Büyükkökten em 2004. Trata-se, na verdade, de uma rede social criada por um fã que imita o design do velho Orkut. Nada além disso. Logo ao entrar o app já emite um aviso deixando claro que não será possível recuperar comunidades e fotos de usuários antigos.

O Orkut foi comprado pelo Google e descontinuado pela empresa. Cabe a ela, portanto, recriar a rede social algum dia.