
Uma das maiores festas populares do país e a maior do Nordeste, são as comemorações de São João que ocorrem ente os meses de junho e julho, eventos que movimentam a economia de várias cidades durante dias. Mas a realidade neste ano será bem diferente diante do momento em que o país vê seus números de infectados e mortos crescendo devido a epidemia do coronavírus.
Seguindo orientação da OMS (Organização Mundial da Saúde) e do Ministério da Saúde todas as comemorações foram adiadas ou canceladas em vários estados.
Considerado o maior São João do Mundo, a festa que acontece em Campinas Grande na Paraíba recebe mais de 2,5 milhões de pessoas e movimenta cerca de R$ 250 milhões na economia local estava prevista para acontecer entre os dias 05 de junho a 05 de julho, mas foi adiada para os dias 09 de outubro a 08 de novembro. Outra grande Festa Junina é a de Caruaru em Pernambuco, a prefeitura da cidade ainda não informou se irá adiar ou cancelar o evento.
Artistas, comerciantes, as redes turística e hoteleira, entre outros segmentos dos municípios continuam com dificuldades para implementar estratégias diante do avanço e falta de vacina para a doença.
Em comunicado, os prefeitos de todas as cidades que promovem o evento, disseram que o momento é de concentrar esforços em salvar vidas, e contar com pessoal para o enfrentamento da pandemia.
Maiores destas juninas do Nordeste
Campina Grande, Paraíba
Data original: 05 de junho a 05 de julho
Nova data: 09 de outubro a 08 de novembro
Conhecida como “o maior São João do mundo” e comemorada no agreste da Paraíba, a festa junina recebe cerca de 2,5 milhões de pessoas
Caruaru, Pernambuco
Data original: 03 a 29 de junho
Nova data: cancelada edição de 2020
O “arraiá” de Caruaru, em Pernambuco, também é uma festa gigante e diversificada. Além dos elementos típicos da festa junina, o evento também recebe um festival de comidas gigantes. A festa ganhou o apelido de “Capital do Forró”.
São Luís, Maranhão
Data original: entre os meses de junho e julho
Nova data: ainda sem data
A festa junina de São Luís é considerada diferente da maioria devido à riquíssima cultura maranhense, o São João de São Luís é marcado pelo espetáculo do Bumba Meu Boi, cheio de danças típicas, instrumentos de percussão e muita música.
Mossoró, Rio Grande do Norte
Data original: entre os meses de junho e julho
Nova data: cancelada edição de 2020
Mossoró tem uma das festas juninas mais tradicionais do país. A festa tem atrações desde blocos de carnaval até grandes artistas, como Alceu Valença, além dos grupos regionais.
Ponto alto da festa é a encenação da “Chuva de Bala”, contando o episódio onde os habitantes da cidade expulsaram o bando do cangaceiro Lampião, em 1927.
Teresina, Piauí
Data original: mês de junho
Nova data: não informado
A festa de São João de Teresina é marcada pelas apresentações das quadrilhas com mais de 200 casais e por suas comidas típicas. A festa conta até mesmo com um parque de diversões. Homenageando o dia de Santo Antônio, a festa vai conta com casamento coletivo com dezenas de casais.