Home Destaques Acompanhe o lançamento da nave espacial da Spacex pela NASA rumo à...

Acompanhe o lançamento da nave espacial da Spacex pela NASA rumo à Estação Espacial Internacional

521
Ao vivo: NASA terá lançamento de nave espacial da Spacex rumo à Estação Espacial Internacional
Nave espacial Crew Dragon que será lançada ao espaço no sábado (30)

Sem lançamento de astronautas ao espaço desde 2011, quando ainda era utilizado o ônibus espacial Atlantis, a NASA tinha lançamento tripulado previsto para esta quarta-feira (27-mai) da nave espacial Crew Dragon, da SpaceX com destino à Estação Espacial Internacional (ISS). Mas, devido as condições  meteorológicas precisou ser adiado para o próximo sábado (30-mai).


A nave espacial Crew Dragon levará nesta primeira missão, intitulada de Demo-2 os astronautas Douglas Hurley e Robert Behnken, ambos veteranos de missões com os ônibus espaciais. O presidente Donald Trump está entre os convidados que confirmaram presença no Centro Espacial Kennedy.
astronautas Douglas Hurley e Robert Behnken
Astronautas Douglas Hurley e Robert Behnken

A partir deste lançamento, todos as próximas missões espaciais serão feitas usando uma Crew Dragon ou sua versão adaptada para o transporte de carga, chamada Cargo Dragon, empresa que pertence ao empresário Elon Musk.

Lançamento x tempo
Para que ocorresse o lançamento da nave Crew Dragon, o tempo precisaria estar favorável entre todas as medidas de segurança, meteorologistas de Cabo Canaveral confirmaram a previsão do tempo com condições adversas.


Após 24 horas de seu lançamento, a nave Crew Dragon estará em posição de atracamento à estação espacial que fica em torno de 410 Km da terra. A Crew Dragon foi projetada para fazer o atracamento de forma autônoma, sem que ninguém precise manejar os equipamentos robóticos da ISS para o encaixe.

Custo
Nos dias atuais a NASA tem seus envios de astronautas para a estação orbital a partir da empresa russa Roscosmos com suas naves e foguetes Soyuz ao custo de US$ 90 milhões por assento em cada voo. Já na versão SpaceX a agência espacial americana terá seu custo reduzido para US$ 60 milhões a cada lançamento.