Home Destaques Morar de aluguel em Campinas pode ser um bom negócio?

Morar de aluguel em Campinas pode ser um bom negócio?

701
aluguel de imóveis em Campinas, Morar de aluguel em Campinas pode ser um bom negócio?
Aluguel em Campinas pode ser uma boa escolha até compra da casa própria

Na hora de procurar por um lugar para morar, o primeiro passo é decidir se pretende – e está preparado para – investir na casa própria ou viver de aluguel. Para muitas pessoas, a compra de um imóvel é um sonho ainda distante, enquanto o aluguel é uma ótima oportunidade.

Após optar por alugar ao invés de comprar, o ideal é buscar por imobiliárias em Campinas, que irão orientar e ajudar a encontrar a casa ou apartamento que mais se adequa ao seu perfil.

No ano de 2019, foi observada uma estabilidade nos preços do metro quadrado em Campinas, o que, para quem desejava investir em imóveis, foi o sinal verde para fazer a compra.

Além disso, este tem sido um ano de retomada da economia. O cenário do mercado imobiliário está mais otimista e até mesmo as construtoras tem investido em oferecer novos imóveis. Este cenário mais positivo fez com que muitas pessoas voltassem a considerar o sonho da casa própria, no entanto, a opção nem sempre é viável e viver de aluguel pode sim ser muito vantajoso.

Alugar é mais barato
Para quem tem interesse em investir e não tem pressa em se tornar dono de uma casa ou apartamento, o aluguel pode se tornar a opção mais barata. O preço do metro quadrado em Campinas ainda é alto, quando comparado com outras cidades brasileiras, então, nem sempre a compra é vantajosa.

Claro que é preciso cuidar das finanças e investir o valor que sobraria de uma parcela de financiamento em algum rendimento seguro, para garantir que, futuramente, seja possível sim sair do aluguel e realizar o sonho da casa própria.

Muitas simulações mostram que, ao terminar de pagar um financiamento, o patrimônio adquirido é equivalente ao valor inicial do imóvel (sem considerar a valorização ao longo dos anos), enquanto viver de aluguel e investir a diferença (valor das parcelas do financiamento subtraído o valor do aluguel) resultaria em mais que o dobro de patrimônio acumulado.

No entanto, esta vantagem só fica clara para uma pessoa que consegue se organizar bem financeiramente e vê outros investimentos – que não um imóvel – como mais vantajosos.

Opção para ter tempo de se planejar
Você ainda não decidiu qual bairro de Campinas deseja viver? Ou vai morar na cidade apenas por algum tempo, para estudar ou trabalhar? Comprar um imóvel deixa de ser atrativo nestes casos.

Os apartamentos para alugar em Campinas são interessantes para conhecer melhor a cidade e até mesmo um bairro. Se você souber se planejar, futuramente poderá investir na casa própria nesta ou em outra cidade.

A ideia ainda é a mesma vista no tópico anterior, enquanto paga o aluguel, você economiza e investe o dinheiro que sobra, para que, quando estiver mais seguro sobre viver em determinada região – ou cidade – possa pagar o valor do imóvel à vista – ou dar uma boa entrada e lidar com um financiamento mais leve.

Liberdade para se mudar
No momento em que alguém opta por comprar uma casa ou apartamento, sabe que irá assumir uma dívida longa, até quitar o financiamento. Isso significa que não há espaço para dúvidas ou possíveis mudanças. É preciso ter certeza de que escolheu a cidade certa, de que vai ter um emprego fixo ali e que conta com o máximo de facilidades.

O aluguel, por outro lado, permita que você tenha mais liberdade para se mudar a hora que quiser. Primeiro é possível conhecer a região, saber mais sobre o valor do metro quadrado e então, futuramente, decidir se deseja mesmo se manter por ali.

Se você tem tendência a gostar da mudança, mesmo que dentro da própria cidade de Campinas, o melhor é continuar alugando. Geralmente, quando há a intenção se permanecer menos de 7 anos no mesmo lugar, a compra de um imóvel deixa de ser vantajosa. Então, quem não pensa em viver a longo prazo no mesmo lugar encontra vantagem em apostar no aluguel.

Outro fator que pode tornar a questão do aluguel mais atrativa envolve os vizinhos. Se, por azar, você encontrar um vizinho difícil de lidar, não é obrigado a aturá-lo para sempre. Basta buscar por outro local para alugar e pronto, o problema estará facilmente resolvido.

Sem custos de IPTU e reformas
Quem opta por alugar, mesmo em Campinas, irá economizar com alguns fatores ligados a residência, como o IPTU e as reformas. Para 2019, foi previsto um aumento de cerca de 10% no valor do IPTU, a ponto de que o imposto ficou até 30% mais caro para alguns contribuintes.

Quando você alugar uma casa ou apartamento, o IPTU não é sua responsabilidade, mas sim do dono do imóvel. Ele pode até reaver este valor no preço cobrado para alugar, ainda assim, o custo do imposto é totalmente dele.

A mesma situação é válida no caso das reformas. Se a casa ou apartamento precisa ser reformada, você deve acionar o proprietário, que irá decidir se deseja ou não fazer essa mudança. O custo até pode ficar a cargo do locatário, mas é possível abater o valor da reforma no valor do aluguel. Então, mesmo que assuma essa responsabilidade, ainda pode sair no lucro.

Economia de tempo
Trabalhar perto de casa é o sonho de muitas pessoas. Porém, devido ao alto custo de se investir em um imóvel, se a ideia é comprar, este sonho pode acabar sendo deixado de lado, em busca de um valor que possa ser financiado e caiba no orçamento.

Por outro lado, quem decidi continuar a procurar por casas para alugar em Campinas acaba tendo alguns benefícios. O aluguel ainda será mais barato do que o valor das parcelas do financiamento, então, é possível viver praticamente do lado do local em que trabalha.

Economia de tempo e até a possibilidade de se estressar menos estão diretamente relacionadas e são vistas como uma vantagem de morar de aluguel em Campinas. Não há estresse com o trânsito e com o ir e voltar do trabalho.

Resumidamente, pode-se dizer que viver de aluguel em Campinas é sim vantajoso e pode ser um bom negócio. Afinal, há a oportunidade de conhecer melhor os bairros da cidade e se planejar melhor para posteriormente realizar a compra de um imóvel.