Home Destaques Eclipse solar ocorre nesta terça-feira e poderá ser visto em várias regiões...

Eclipse solar ocorre nesta terça-feira e poderá ser visto em várias regiões do Brasil; Saiba onde e como observar

1525
ver eclipse solar pela internet, Eclipse solar ocorre nesta terça-feira e poderá ser visto em várias regiões do Brasil; Saiba onde e como observar
Fenômeno ocorre em média, uma vez a cada 18 meses em regiões distintas do planeta

Um eclipse solar acontece, em média, uma vez a cada 18 meses, mas sempre em regiões distintas, desta vez o fenômeno poderá ser visto novamente nesta terça-feira (02-jul) no momento em que a Lua se interpõe entre o Sol e a Terra em torno das 17:00 e 17:30, fenômeno que poderá ser visto em boa parte do país acontece.


Na Região Sul, o nível de acobertamento do disco solar ficará em torno dos 40%. Subindo, o efeito vai se tornando menos pronunciado e, nos extremos Norte e Nordeste, nem chega a acontecer. Em São Paulo, 27% do disco solar será encoberto pela Lua.

Olhar diretamente para o Sol pode ser prejudicial à retina ocular, então o indicado será usar um vidro de máscara de solda Nº 14 para observar o eclipse. Um método alternativo, pode ser fazer um pequeno furo numa cartolina e gerar uma projeção do Sol numa parede próxima.

Em caso o tempo nublado, saiba que sempre que há um eclipse solar, duas semanas antes ou depois, acontece também um lunar. No dia 16, teremos um eclipse lunar, também visível do Brasil.

Curiosidade
Julho, também é o mês em que se comemoram os 50 anos (1969) das primeiras pegadas humanas na Lua, promovidas por Neil Armstrong e Buzz Aldrin, na missão Apollo 11.