Home Destaques Mec abre inscrições para o Sisu 2019 do 2º semestre; veja como...

Mec abre inscrições para o Sisu 2019 do 2º semestre; veja como se inscrever

1722

inscrição para o Sisu 2019 do 2º semestre, Mec abre inscrições para o Sisu 2019 do 2º semestre; veja como se inscreverForam abertas nesta terça-feira (4-jun) as inscrições do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2019 do 2º semestre, com 59 mil vagas em 1.731 cursos de 76 instituições públicas de ensino superior. O prazo vai até as 23h59 do dia 7 de junho. Segundo o MEC (Ministério da Educação), esse número de vagas é o maior da década para o 2º semestre e 3% superior às ofertadas na mesma época em 2018.


Para concorrer às vagas públicas, os candidatos devem ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2018 e obtido nota acima de zero na redação. As inscrições devem ser feitas no site do Sisu (www.sisu.mec.gov.br) O resultado da chamada regular sai em 10 de junho.

As matrículas devem ser realizadas de 12 a 17 de junho. O prazo para manifestar interesse na lista de espera é de 11 a 17 de junho. A convocação ocorre após o dia 19.

Quem pode se inscrever
Candidatos que fizeram o Enem de 2018 e não zeraram a redação. Algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos. Nesse caso, no momento da inscrição, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema emitirá mensagem de alerta.

Como se inscrever
Tenha em mãos o número de inscrição do Enem 2018 e a senha mais atual cadastrada no Enem (caso não lembre, pode recuperar na página do Enem). A inscrição é gratuita e feita apenas pela página do Sisu na internet. Veja as principais etapas:



Confirme seus dados
Na tela de inscrição, escolha até duas opções de curso. Para começar, clique em “Fazer inscrição na 1ª opção”. A partir daí, restam três passos.
No primeiro deles, pesquise as vagas por nome do município, da instituição ou do curso.
Clique no curso para ver a quantidade de vagas e modalidades disponíveis (ampla concorrência ou ações afirmativas). Clique em “Escolher este curso” para continuar.

No segundo passo, veja as modalidades disponíveis para o curso, escolha uma das opções e clique em “Escolher esta modalidade”.
Na terceira etapa, confirme os dados do curso, veja a documentação exigida pela instituição para matrícula, caso seja selecionado, e clique em “Confirmar minha inscrição”.
Na tela “Minha inscrição” você confere as informações. O sistema permite imprimir o comprovante de inscrição.