Home + Notícias da Página Principal Dez dicas muito úteis para economizar até 30% na conta de luz...

Dez dicas muito úteis para economizar até 30% na conta de luz elétrica

2168

economizar na conta de luz, Dez dicas muito úteis para economizar até 30% na conta de luz elétricaEm constante discussão entre diversas classes, o consumo consciente de energia elétrica passa por diversos fatores, entre eles está a economia doméstica. Além de diminuir o impacto na natureza, economizar energia é também uma forma de reduzir gastos.

Confira de dicas bem práticas para serem aplicadas no dia a dia, como evitar luz acesa quando não há ninguém no cômodo e ficar menos tempo no banho do que o necessário.


A conta de luz é dos gastos mais importantes do orçamento familiar. Por isso, reduzir o consumo é sempre ideal. Veja abaixo 10 dicas de como economizar até 30%.

1) Chuveiro elétrico
O Chuveiro é um grande vilão no valor da conta de luz. Se possível, opte pelo aquecimento da água solar ou a gás. Caso tenha chuveiro elétrico, em dias quentes, deixe-o na posição “verão”: isso reduz impressionantes 30% no consumo de energia. Opte por resistências originais e na dimensão correta de seu chuveiro.

2) Máquina de lavar
Só utilize a máquina de lavar quando acumular a quantidade de roupas próxima do limite máximo ou, se precisar, selecione os modos com menor consumo de água. Retire a roupa da máquina logo após a lavagem, isso reduz o tempo de utilização do ferro de passar. Utilize o varal em vez da máquina de secar.

3) Ferro de passar
Só ligue o ferro para passar grandes quantidades de roupa. Ligue o ferro na temperatura correta para cada tipo de tecido. Inicie o processo pelas roupas mais leves e finalize com o ferro bem quente, as mais pesadas.

4) Ar condicionado
Evite trocas de calor desnecessárias fechando portas, janelas e cortinas. Ajuste a temperatura para conforto, pois o compressor do ar condicionado é menos acionado. Programe-o para desligar automaticamente. Certifique-se de que a saída do ar não está obstruída e proteja a parte externa da incidência do sol.

5) Reduza apenas 1 grau na temperatura
Esta ação pode ser efetuada tanto em chuveiros, condicionador de ar ou aquecedores. O segredo que ninguém sabe é que ao reduzir apenas um grau no termostato, já é possível conseguir uma economia de até 5% no valor final da conta de luz.

6) Tipos de Lâmpadas
Utilize sensores para iluminação externa ou locais de passagem rápida. Evite lâmpadas acesas sem necessidade: paredes e tetos pintados com cores claras reduzem a necessidade de lâmpadas. Organize móveis para estudo, trabalho e leitura perto de janelas e locais com iluminação natural. Limpe lustres, globos e outros equipamentos de iluminação.

Lâmpadas Fluorescentes ou Lâmpadas de LED podem gerar uma economia de mais de 30% no consumo de energia.

7) Computadores e eletrônicos
Evite deixar o computador carregando na tomada quando não estiver usando-o. Configure o equipamento para desligar o monitor ou “modo hibernar”. Com o celular, deixe-o carregando apenas pelo período necessário. Dormir com o celular carregando como a maioria das pessoas costuma fazer, pode pesar no bolso.

8) Televisão
Programe a televisão para ela desligar automaticamente. Ao desligá-la, não se esqueça de desativar também o aparelho de TV por assinatura. Ele continua consumindo a mesma energia se a TV estiver ligada ou não. Portanto sempre desligue os dois aparelhos.

9) Geladeira
Não tem como, a geladeira permanece ligada o dia todo. Se está pensando em comprar ou trocar, opte por um modelo com o Selo Procel de Economia de Energia.

Preste atenção na borracha da porta. Se não fechar corretamente, desperdiça energia e ainda pode prejudicar o armazenamento dos alimentos. Evite abrir a geladeira diversas vezes, pegue tudo que irá precisar naquele momento de uma só vez. Se for fazer uma viagem longa é bom esvaziá-la e deixá-la desligada.

10) Fios em perfeito estado
O ideal é que a fiação elétrica não possua emendas, pois elas podem causar desperdícios de energia se mal executadas. O uso de benjamins é outro fator que pode contribuir para o desperdício de energia. Portanto, procure evitá-los.