Home Destaques Apuração das Escolas de Samba do Rio de Janeiro no Carnaval 2019

Apuração das Escolas de Samba do Rio de Janeiro no Carnaval 2019

497

apuração das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, Apuração das Escolas de Samba do Rio de Janeiro no Carnaval 2019Carnaval 2019 : Acompanhe a apuração das Escolas de Samba do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (06-mar) direto da Marquês da Sapucaí às 16:30.

Neste ano, 14 escolas disputam o título do carnaval 2019. São elas: Império Serrano, Viradouro, Grande Rio, Salgueiro, Beija-Flor, Imperatriz, Unidos Da Tijuca, São Clemente, Vila Isabel, Portela, União Da Ilha, Paraíso Do Tuiuti, Mangueira e Mocidade.



Além da disputa pelo título, as escolas lutam também para se manterem no Grupo Especial, principal vitrine do carnaval carioca.

Neste ano, haverá algumas mudanças no processo de apuração, e uma das principais tem relação aos julgadores reservas. Até 2018, os nomes eram divulgados antes dos desfiles e suas notas eram utilizadas apenas em caso de problema na nota do julgador oficial. Neste ano, todos assistiram às apresentações na Sapucaí e o grupo de 36 titulares e 18 reservas será definido apenas horas antes do início da apuração, em reunião na sede da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa).

A ordem de leitura de quesitos, que serve de critério de desempate, também será definida por sorteio. Se duas escolas terminarem empatadas, a que teve maior nota no último quesito será a campeã.

Ao todo, são nove quesitos: alegorias e adereços, bateria, comissão de frente, enredo, evolução, fantasias, harmonia mestre-sala e porta-bandeira e samba-enredo. 

Serão contabilizadas quatro notas dos quatro julgadores titulares em cada quesito, sendo que a menor delas será desconsiderada no cálculo final. Os conceitos podem variar entre 9 e 10, com diferença decimal.

Desfile das Campeãs
No próximo sábado (09-mar), a partir das 21h00, o Portal transmitirá ao vivo o Desfile das Campeãs do Carnaval 2019 do Rio.