Home Destaques Detran-SP começa a enviar CNH digital com envio grátis; veja como solicitar

Detran-SP começa a enviar CNH digital com envio grátis; veja como solicitar

942
nova-CNH-digital-gratuita
Dentro de 30 dias, o Detran-SP também vai adotar o envio automático e gratuito pelos Correios da CNH

O Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) passou a disponibilizar a partir do dia 22 de março, a CNH digital (para que já é habilitado) e também o envio grátis de versão digital. A versão na tela do celular, por meio de app gratuito, tem o mesmo valor jurídico e informações da versão impressa, inclusive foto e QR-Code (código de barras quadrado).



Para obter a versão digitalizada é preciso que a habilitação esteja na validade, tenha o QR-Code (disponível nos documentos emitidos desde maio de 2017) e não tenha bloqueios como suspensão, por exemplo. Quem ainda não tem o QR-Code na CNH precisará pedir uma segunda via, que custa R$ 42,41.

Se o documento estiver vencido, o condutor deve renová-lo para depois pedir o modelo digital. Dentro de 30 dias, o Detran-SP também vai adotar o envio automático e gratuito pelos Correios da CNH, eliminando a necessidade do motorista ir a uma unidade buscar o documento ou pagar os R$ 11,00 do custo do envio.

Quem já tem um certificado digital como o e-CPF pode fazer tudo pelo smartphone, mas quem não possui precisa ir a um posto de atendimento do Detran para fazer o cadastro presencial e posteriormente baixar a habilitação eletrônica.