Home Destaques Prazo para aposentados e pensionistas do INSS realizarem a “Prova de Vida”...

Prazo para aposentados e pensionistas do INSS realizarem a “Prova de Vida” está chegando ao final; veja como realizar

1001

Prova-de-Vida-INSS-aposentados-pensionistasAposentados e pensionistas do INSS de todo o país tem somente até a próxima quarta-feira (28-fev) para realizar a “Prova de Vida”. Beneficiários que não realizarem a comprovação no prazo estabelecido terão suspensos os pagamentos do benefício já no mês de março.

“O INSS reforça que não é necessário comparecer a uma Agência da Previdência Social para realizar o recadastramento”


O prazo inicial para os beneficiários realizarem a comprovação de vida terminaria em 31 de dezembro de 2017. No entanto, devido ao grande número de beneficiários que ainda não realizaram o procedimento, o prazo foi estendido até 28 de fevereiro de 2018, o governo avisa que não existirá no prazo.

Não é necessário ir até uma agência da Previdência Social para fazer a comprovação de vida. O procedimento é realizado no banco em que o benefício é pago mediante a apresentação de um documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação e outros).

Os beneficiários que não puderem ir até às agências bancárias por motivos de doença ou dificuldades de locomoção podem realizar a comprovação de vida por meio de um procurador cadastrado no INSS. Segurados que moram no exterior podem fazer a prova de vida por procurador, documento emitido por consulado ou formulário específico – disponível no site da Repartição Consular Brasileira ou no site do INSS.